A Secretaria de Estado da Educação (Seed), em parceria com o Ministério Público de Sergipe, lançará nesta terça-feira, 22, a Campanha de Combate ao Funcionamento de Escolas Clandestinas e Irregulares – CCFECI. A cerimônia acontecerá no auditório do MP Estadual, às 8h, em Aracaju.
“A iniciativa objetiva assegurar a oferta de estudos de acordo com a legislação educacional vigente, desenvolvendo ações de caráter educativo junto às instituições que oferecem a Educação Básica em Sergipe”, disse a diretora do Departamento de Inspeção Escolar da Seed, Eliana Borges.
Segundo a diretora do Dies, a campanha vai esclarecer os estabelecimentos sobre a necessidade de regularização dos atos autorizativos junto aos órgãos competentes. “Estaremos sensibilizando pais, familiares e a sociedade em geral sobre a importância da matrícula de estudantes em escolas devidamente autorizadas”, ressaltou.
A CCFECI representa um anseio interinstitucional e será coordenada pela secretaria, por meio do Departamento de Inspeção Escolar -Dies/Seed, com a execução de forma conjunta pelo Ministério Público Estadual (MPE), Secretaria Municipal da Educação de Aracaju (Semed), Conselho Estadual de Educação (CEE), Conselho Municipal de Educação de Aracaju (CONMEA) e a Federação dos Estabelecimentos Particulares de Ensino de Sergipe (Fenem/SE)
Ações
Dentre as ações da CCFECI, destacam-se a visita às comunidades com o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre a importância do funcionamento legal das instituições que oferecem serviços educacionais e identificar instituições que estejam ofertando a educação básica nesses bairros.
Caso sejam identificadas instituições que estejam funcionando clandestinamente ou de forma irregular, os participantes da campanha notificarão os dirigentes para que procurem os órgãos competentes, no prazo de 15 dias, a fim de regularizarem o funcionamento das escolas.
Visitas
Logo após a solenidade de lançamento da campanha, os participantes irão visitar o bairro Santa Maria, em Aracaju. Será a primeira comunidade a ser assistida pela CCFECI.
As instituições participantes da campanha elaboraram um folder explicando os objetivos; o que é uma escolar irregular; qual a importância de matricular seu filho em escola autorizada; e onde denunciar uma escola clandestina.
Escola regular – É aquela que possui ato de autorização para o seu funcionamento, expedido pelo Conselho Estadual e/ou Conselho Municipal de Educação.
Importância da matricula em escola autorizada – Porque o ato de autorização é o documento que assegura a regularidade da vida escolar do estudante, atestando as condições pedagógicas, administrativas e de estrutura física necessárias para o funcionamento da escola.
Ato de autorização – A escola que não possuir o ato de autorização não pode funcionar, pois ela é considerada um estabelecimento clandestino e o seu funcionamento deve ser denunciado aos órgãos competentes.
Denunciar uma escola clandestina – A denúncia pode ser feita aos seguintes órgãos: Ministério Público Estadual, Conselho Estadual de Educação, Conselho Municipal de Educação, Departamento de Inspeção Escolar da Secretaria de Estado da Educação e Coordenação de Inspeção Escolar da Secretaria Municipal de Educação de Aracaju.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Ascom/Seed