A Secretaria de Estado da Educação (Seed) abriu nesta quinta-feira, 13, inscrições para cadastramento de novos professores alfabetizadores do 1º, 2º e 3º anos do ensino fundamental que irão participar do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Essa iniciativa é fruto de um compromisso assumido entre os governos Federal, estaduais e municipais com o intuito de assegurar a plena alfabetização de todas as crianças de até oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. As inscrições encerram-se no dia 28 de janeiro.
Nesta edição o PNAIC irá ofertar a formação em matemática com duração de 160 horas presenciais ao longo do ano letivo de 2014. Essa carga horária será distribuída em 12 horas mensais dedicadas a alfabetização matemática e a complementação dos estudos em linguagem.
A professora Josefa dos Santos, coordenadora estadual do PNAIC informou que o encontro de formação destinada a linguagem será concomitante ao encontro de matemática, cabendo aos orientadores administrarem o tempo disponível. “No final da formação o professor receberá o certificado de participação. Os docentes cadastrados no Censo 2013 que aderirem ao Pacto receberão uma bolsa de ajuda de custo no valor de R$ 200,00”, informou a professora Josefa.
A coordenadora do PNAIC alertou que no ato da inscrição o professor deve apresentar uma declaração emitida pelo gestor da unidade de ensino em que estiver lotado comprovando o exercício docente em 2014 em turmas do 1º, 2º ou 3º anos do ensino fundamental. “Podem também fazer a inscrição professores que lecionam classes multisseriadas ou de multietapa”, enfatizou Josefa dos Santos.
PNAIC
As ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa constituem um conjunto integrado de programas, materiais e referências curriculares e pedagógicas que serão disponibilizados pelo MEC e que contribuem para a alfabetização e o letramento, tendo como eixo principal a formação continuada dos professores alfabetizadores. Estas ações apóiam-se em quatro eixos de atuação: formação continuada de professores alfabetizadores; materiais didáticos e pedagógicos; avaliações e gestão; controle social e mobilização.
Ao aderir ao Pacto, os entes governamentais se comprometem a alfabetizar todas as crianças em língua portuguesa e em matemática e realizar avaliações anuais universais, aplicadas pelo INEP, junto aos concluintes do 3º ano do ensino fundamental. No caso dos estados, estes se comprometem a apoiar os municípios que tenham aderido às ações do Pacto para sua efetiva implementação.
Siga o SE Notícias pelo Twitter e curta no Facebook
Ascom/Seed