O secretário de Estado da Cultura, João Augusto Gama, assinou mais um Termo de Cooperação com a Universidade Federal de Sergipe (UFS) voltado para a digitalização de acervos conservados pela Biblioteca Pública Epifânio Dória. Esta parceria irá viabilizar a segunda fase do projeto coordenado pelo professor do Departamento de História da UFS, Antônio Lindivaldo Sousa.
“Para nós, enquanto gestores da cultura é uma satisfação poder receber este projeto que visa, acima de tudo, preservar um patrimônio histórico e cultural do nosso Estado. Sabemos da seriedade do trabalho que já foi desenvolvido nos últimos anos pelo professor Lindivaldo, e por isso, firmamos mais esta parceria seguros que teremos bons resultados”, ressaltou o secretário, João Augusto Gama.
Na primeira etapa do projeto, iniciado em 2014, foram realizadas as digitalizações do acervo de jornais da imprensa cristã em Sergipe. Nesta, que já é a terceira fase do projeto, serão digitalizadas teses de doutorados de médicos sergipanos, assim como alguns dos mais importantes jornais da história do Estado.
Segundo o professor, a iniciativa permitirá ao público realizar consultas em um material que já não era mais permitido o acesso por questões de conservação. “Nesta fase, além das teses de mestrado faremos a digitalização de jornais importantíssimos do século XIX, que não são encontrados em nenhum outro lugar além do acervo da Biblioteca Pública Epifânio Dória, guarda o maior do Estado”, contou.
Durante a reunião de assinatura do termo, o professor aproveitou para apresentar ao secretário, João Augusto Gama, e para o superintendente executivo, Irineu Fontes, o material que já foi concluído nas primeiras etapas do projeto. Todas as digitalizações estão disponíveis para consulta na Biblioteca Pública Epifânio Dória está localizada na Rua Dr. Leonardo Leite, S/N, no bairro 13 de Julho, em Aracaju. Dúvidas ou informações pelo telefone (79) 3179 – 1907.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram