Concurso se justifica pela necessidade de recrutamento de novos professores em face da aposentadoria de centenas de profissionais que já fazem parte da rede
Na manhã dessa quinta-feira, 21, o secretário de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão, Oliveira Júnior, assinou o resultado final de 11 dos 15 cargos ofertados no concurso que está selecionando 1.700 professores da Rede Estadual de Ensino. Ao todo, 8.278 pessoas estão nas listas de aprovados, entre os que obtiveram colocação para assumir entre as vagas estipuladas e os excedentes.
“Tudo ocorreu conforme o planejado: as provas foram aplicadas com tranquilidade graças à organização e ao planejamento que investimos em cada detalhe do concurso. É fruto do trabalho extenso que vem acontecendo desde outubro do ano passado por parte da Comissão de Coordenação do Concurso Público para o Magistério, composta pela Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), pela Secretaria de Estado da Educação (Seed) e pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Sergipe (Sintese)”, definiu o secretário Oliveira Júnior.
O concurso se justifica pela necessidade de recrutamento de novos professores em face da aposentadoria de centenas de profissionais que já fazem parte da rede. Também se faz necessário pela criação e inserção, nos últimos anos, de novos componentes curriculares nas matrizes de ensino que demandam a ampliação do quadro de docentes, em determinadas áreas de ensino.
Somente ainda não constam na lista dos aprovados para o cargo de professor Polivalente, como já estava previsto no edital já que possui cronograma diferenciado. Também devem aguardar o resultado os candidatos aos cargos de professor de Química, Física e Biologia porque algumas questões da prova objetiva foram anuladas e, por isso, foi necessário ampliar o cronograma.
Documentação
Após a divulgação das relações dos quatro cargos restantes, a gerente geral de Recrutamento e Movimentação de Servidores do Governo do Estado, Zélia Apostolo, orienta que os aprovados já comecem a separar a documentação da convocação que está listada no item 3.6 do edital de abertura do concurso.
“Entre os documentos está o diploma de curso de ensino, registro no conselho de classe, atestado de sanidade física e mental, cópias do RG e CPF, título de eleitor, com comprovantes da última votação, comprovante de residência, número do PIS/PASEP, uma foto 3×4, número de conta corrente do Banese, certidão de nascimento, casamento ou casamento com averbação do divórcio”, orienta a gerente.
Além disso, também será necessário ter em mãos a certidão de nascimento de filhos menores de 18 (dezoito) anos; certidões negativas de antecedentes criminais, relativas aos últimos cinco anos, fornecidas pelos seguintes órgãos: Secretaria Estadual de Segurança Pública, Justiça Estadual e Justiça Federal; e, em caso de já ser servidor público, apresentar certidões constando não ter sofrido sanções de natureza administrativa, civis ou penais.
Investidura nos cargos
Após a divulgação do resultado final dos outros quatro cargos, haverá o início da convocação para a entrega de documentos e agendamento dos exames. “Nesse momento, a Seplag está aguardando as relações da Secretaria de Estado da Educação sobre a ordem de prioridade de convocação, para que a substituição de temporários ocorra gradualmente e para que haja reposição rápida no quadro de profissionais que se aposentaram”, explica a gerente geral de Recrutamento e Movimentação de Servidores do Governo do Estado, Zélia Apostolo. Depois da fase da perícia, os 1,7 mil aprovados tomarão posse e a previsão é a de que começarão a dar aulas ainda este ano.
Agência Sergipe de Notícias