Na manhã desta terça-feira (27), o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Olivier Chagas, recebeu em seu gabinete o diretor-presidente da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Sergipe (Agrese), Hamilton Santana. Na ocasião, o diretor-presidente da Agrese convidou o secretário para participar da assinatura de um convênio no dia 12 de março, às 9h, na sede do Tribunal de Contas do Estado (TCE), para futuras parcerias ligadas aos resíduos sólidos.
O convênio envolve dois grandes consórcios, das regiões Agreste e Sul e Centro-Sul, e visa efetivar estudos ambientais, locacionais e de viabilidade para aterros sanitários e, consequentemente, erradicar lixões. “Esse assunto é acampado de forma direta pela Semarh, em parceria com os municípios. O objetivo é firmar convênio com esses Consórcios e a Agrese, a qual possui expertise técnica e pode colaborar para que a gente possa viabilizar o processo de resolução de contratação de empresas e resolver essa questão”, destaca o gestor da Semarh.
Ainda de acordo com o secretário, a Semarh está há anos à frente da articulação que objetiva acabar com os lixões, seguindo normas estabelecidas pelo Ministério do Meio Ambiente e pelos Ministérios Públicos estadual e federal.“A Semarh foi quem ajudou na elaboração dos consórcios, na organização dos catadores, patrocina cursos de preparação de catadores, viabiliza, em parceria com os municípios, processos de coleta seletiva e também trabalha para a implantação de aterros sanitários, contribuindo para o extermínio dos lixões. A Agrese veio somar. Somos todos Estado e trabalhamos com o mesmo foco”, enfatizou Olivier.
Já Hamilton Santana fez questão de frisar o engajamento da Semarh para sanar a problemática dos lixões. “Como sempre, o secretário nos recebeu de forma cordial e se mostrou interessado em resolver essas questões. A Agrese entende que a Semarh deve ser a protagonista dessa ação e Olivier entendeu dessa forma. Criaremos um grupo de trabalho entre a Semarh, Agrese e Consórcios para que sejam feitos os estudos e viabilidade desses aterros sanitários. O objetivo é erradicar esses lixões dentro de uma política nacional e ajudar os municípios que não têm condições de criar esses aterros. Através dos consórcios, há possibilidade de atingir esses objetivos”.
Também acompanharam a reunião o diretor do Departamento Financeiro da Semarh, Marcelo Barberino; o engenheiro da Unidade de Administração do Programa Águas de Sergipe, Renato Sierra; o diretor administrativo e financeiro da Agrese, Said Jorge Novaes Schoucair; e o diretor técnico da Agrese, Jean Carlos Nascimento Ferreira.
Da ASN.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram.