Em alusão ao Dia Mundial de Luta contra a Aids, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do programa IST/Aids, estará com a Unidade Móvel, neste sábado, 1°, na área do Mercado Albano Franco, das 8h às 12h, realizando testes rápidos. Segundo o gerente do programa IST/Aids, Almir Santana, essa ação é muito importante para marcar a data e também para fazer os testes rápidos, que é uma prática contínua da SES para diagnosticar a infecção precocemente.
A Unidade Móvel, além de disponibilizar os exames de HIV, que é o vírus da Aids, Sífilis e Hepatite B e C, também vai oferecer folhetos informativos, camisinhas e gel lubrificantes. Além disso, os profissionais também orientarão os presentes à respeito das infecções. Almir Santana destaca que a SES vem realizando várias ações com o propósito de diagnosticar a infecção no início.
“O objetivo de realizar essas mobilizações contínuas é orientar da melhor forma possível a população. No caso da Aids, o diagnóstico tardio traz várias implicações, como menor qualidade de vida, menos tempo de vida e letalidade maior. Praticamente as pessoas que estão falecendo em decorrência da Aids é em razão do diagnóstico tardio, ou seja, a pessoas não faz exames para descobrir a infecção. Por isso, a SES se empenha para estimular os Sergipanos a realizar os exames necessário”, alerta Almir.
“A Unidade Móvel traz uma comodidade maior. A pessoa faz o teste rápido e em poucos minutos recebe o resultado, e se caso for positivo, recebe a orientação dos profissionais que estarão a postos ”, destaca o Gerente do Programa IST/Aids da SES.
Da ASN