Na manhã desta terça-feira, 13 de março, o jornalista Marcio Rocha denunciou a superlotação do Hospital Regional Nestor Piva, na zona Norte de Aracaju. Segundo ele, havia apenas um médico na Unidade e haviam pessoas sentadas até no chão.
A assessoria de comunicação da Secretaria de Saúde de Aracaju informou que haviam 5 médicos de plantão: dois ortopedistas, um cirurgião geral e três clínicos gerais. “O que acontece é que a escala normal é de 5 clínicos, ou seja, apenas dois profissionais faltaram. Porém é importante salientar que o acúmulo de paciente é na ala azul, ou seja, atendimentos básicos que podem ser realizados em qualquer unidade básica de saúde”, disse o assessor Victor Bruno.
Ele também informou que a escala voltou ao normal às 13 horas, com dois ortopedistas, um cirurgião e cinco clínicos. “Dos clínicos, um fica na sala de estabilização, um na observação, e três na porta aberta. E esse foi justamente o problema da manhã, pois só tinha um na porta, atendendo os casos leves”, explicou.
Leia a nota oficial da SMS na íntegra
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que o Hospital Nestor Piva (Zona Norte) está funcionando com cinco médicos no período da manhã – dois ortopedistas, um cirurgião geral e três clínicos -, e que o problema da demora nos atendimentos se deve à falta de dois profissionais da área clínica por motivos de saúde.
A SMS reforça que os atendimentos em atraso são apenas os classificados como da “área azul” (de menor gravidade), que podem ser realizados em qualquer uma das 44 unidades básicas.
Por fim, a Secretaria informa que a partir das 13h o fluxo de atendimentos será normalizado, através da atuação dos oito profissionais que compõem o quadro completo do hospital.
Da Redação do SE Notícias