Na manhã desta terça-feira, 11, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) confirmou o terceiro caso de sarampo de Sergipe. Trata-se de um jovem que esteve na cidade de Manaus (AM), na região Norte do país, que apresenta um surto da doença.
Os outros dois casos são de um adolescente de 15 anos que contraiu a doença em Manaus e o segundo da enfermeira que cuidou desse paciente. A Secretaria Municipal de Aracaju (SMS) afirma que já são seis casos: um foi descartado, dois estão em investigação e esses três já confirmados.
A coordenação do Núcleo de Doenças Transmissíveis, Mércia Feitosa, disse que já foram notificados 21 casos este ano: os três confirmados e 18 ainda em análise, mas que já deram negativos no primeiro exame. Ela também diz que cerca de 80% dos casos são na capital.
O Laboratório Central de Saúde do Estado de Sergipe (Lacen) informou que para o diagnóstico da doença são feitas três tipos de coleta, uma de sangue, uma de urina e por último a de secreção. Muitas vezes as amostras dão negativo no primeiro exame, mas dão positivas no segundo, realizado na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Da Redação do SE Notícias