Na próxima segunda-feira, dia 28, uma grande ação de combate ao mosquito Aedes aegypti será realizada no conjunto Bugio, a partir das 10h, coordenada pelo Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil (DEPEC) – vinculado à Secretaria de Estado da Mulher, Inclusão, Assistência Social, do Trabalho e dos Direitos Humanos (Seidh). A ideia é mobilizar a comunidade do Bugio a partir do Espaço Cuidar e com o apoio dos líderes comunitários do bairro, a fim de garantir a eficácia da força tarefa e o envolvimento do máximo de pessoas possível, para eliminar os focos de proliferação do vetor da dengue, chikungunya e zika vírus, causador da microcefalia.
De acordo com o Coronel Mendes, coordenador estadual da Defesa Civil, a microcefalia é uma doença grave, incipiente em termos informações, e que pode comprometer uma geração inteira de brasileiros. “Por isso, o Ministério da Saúde já montou um comitê em âmbito nacional composto por diversos ministérios, Secretaria Nacional de Defesa Civil e Forças Armadas, e nós estamos replicando o modelo de sala de gerência dessa situação aqui em Sergipe, com Defesa Civil, SES e outros órgãos, para que juntos possamos planejar as ações no estado”, contou.
Ele alerta a população para o período de maior infestação do mosquito, que se inicia agora em janeiro. “Estamos entrando no período crítico de reprodução do Aedes aegypti. Se não tomarmos medidas práticas e efetivas agora, com mobilização e envolvimento da sociedade, do poder público e de todos os parceiros, a gente não vai dar conta dessa missão. Porque é algo que o poder público não pode resolver sozinho. Trouxemos a ideia, que foi abraçada pela secretária Marta Leão, de vistoriar todos os prédios da Seidh e mobilizar a população que faz uso desses prédios. É uma forma inteligente de iniciar esse trabalho dando o exemplo. Esperamos que as pessoas tenham sensibilidade. Todos nós, enquanto cidadãos, temos que fazer uma verificação em nossas casas para evitar que o pior aconteça”, enfatizou o coronel Mendes.
Segundo a secretária Marta Leão, a ação é uma forma de a Seidh contribuir com a resolução deste, que se tornou um grande problema de saúde pública. “Tendo em vista a gravidade da situação, vamos realizar essa grande força tarefa para liquidar o mosquito e deflagrar uma forte campanha de conscientização da comunidade do entorno do nosso Espaço Cuidar do conjunto Bugio, que tem como grande propósito cuidar das pessoas. Então nós não podemos ficar de fora desta guerra contra o mosquito, que o governador Jackson Barreto tem enfatizado em todo o Estado”, pontuou.
Para Avanize Santos, coordenadora dos Espaços Cuidar, a ação é de suma importância para reforçar a campanha de combate à proliferação do mosquito, sobretudo junto à comunidade do Bugio. “Nós temos que aproveitar a proximidade que os Espaços Cuidar têm com a comunidade para conscientizar a população mais de perto. Convidamos, inclusive, as lideranças comunitárias do bairro, que frequentam nosso espaço, para serem multiplicadores da mensagem”, disse Avanize.
Os Espaços Cuidar foram abertos este ano pela Seidh nos conjuntos João Alves, Bugio e no bairro Santa Maria [será aberto mais um no Japãozinho] para aproximar o Governo das comunidades da periferia. Nos Espaços, são realizados cursos profissionalizantes em parceria com o Sistema S e o IFS, a exemplo dos cursos de eletricista, auxiliar administrativo, promotor de vendas, informática básica e avançada, arte culinária e cabeleireira. Também nos espaços, há oficinas do projeto Talk, em parceria com a Coordenadoria da Juventude. Em 2016, novos projetos e serviços serão implementados nas unidades.
Acompanhe o SE Notícias no Twitter e no Facebook
Ascom/Secretaria de Estado da Mulher, da Inclusão e Assistência Social, do Trabalho e dos Direitos Humanos – SEIDH
Governo de Sergipe