Pelo terceiro ano consecutivo as exposições que ocorrerão na Galeria de Arte J. Inácio serão definidas através de um processo seletivo democrático. Nesta segunda-feira, 26, a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) publicou no Diário Oficial do Estado, o Edital de Ocupação da Galeria, que irá receber propostas de artistas sergipanos e de todo o país para expor ao longo de todo ano de 2018.
O objetivo do Edital é estimular a produção emergente em artes visuais, em âmbito nacional, por meio da realização de exposições e divulgação do trabalho dos artistas, visando proporcionar à sociedade eventos culturais relevantes, além de promover a formação de público para as artes.
De acordo com o secretário de Estado da Cultura, João Augusto Gama, a proposta segue com continuidade em mais um ano, por ser uma forma democrática e transparente, onde artistas iniciantes ou profissionais tem vez. “Encontramos uma política de editais muito bem consolidada na Secretaria da Cultura, e temos certeza que estaremos no caminho certo quando damos continuidade a isso”, pontua.
Editais anteriores
Durante 2016 foram realizadas seis exposições através do edital, mesma quantidade realizada em 2017. Todas as exposições foram financiadas com recursos do Fundo de Desenvolvimento Cultural e Artístico (FUNCART) e nesta edição também serão selecionadas seis propostas de exposições, individuais ou coletivas. A premiação, para 2018, será de R$7 mil para cada mostra selecionada.
Poderão participar propostas de arte contemporânea nas modalidades: artes visuais (design, fotografia, artes plásticas, quadrinhos e grafite), arte eletrônica, objetos, instalações e artes populares. As inscrições para a seleção são gratuitas e já estão abertas até o dia 09 de fevereiro. As informações completas do edital encontram-se no site da Secretaria da Cultura ou através do link https://goo.gl/aBg9Ke.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Por ASN