A última quinta feira (10) foi um dia importante para o desenvolvimento do empreendedorismo em Siriri, com a realização do evento “Potencialização do Empreendedor Local: Empreendedores Organizados, Município Desenvolvido. Diversas ações foram realizadas com foco em estimular a cultura empreendedora e criar um ambiente favorável para o crescimento dos pequenos negócios.
A data foi marcada pela aprovação da Lei Geral Municipal pela Câmara de Vereadores, que depois foi sancionada pelo Prefeito de Siriri, Gervasio Celestino de Moura. Também aconteceram a inauguração da Central do Empreendedor e o lançamento do Projeto Fincar o Pé – Programa de Desenvolvimento Sustentável dos Municípios Petrolíferos de Sergipe, coordenado pelo Sebrae e Petrobras com o apoio das instituições parceiras, como a Prefeitura local.
Para o prefeito Gervasio Celestino de Moura, Siriri deu o primeiro passo rumo ao desenvolvimento sustentável. “Como cidadão e como prefeito do município é uma honra tudo isso estar acontecendo nesse momento, é um compromisso de campanha estimular o crescimento econômico do município. Agradecemos os parceiros, Sebrae e Petrobras, e a comunidade, por estar apoiando essa iniciativa”.
Durante a abertura do evento, Aladio Antonio, consultor da Petrobras, fez uma apresentação do Projeto Fincar o Pé. Na sequência aconteceram as palestras “Lei Geral das MPE – Importância do AD para o desenvolvimento municipal” e “Empreendedorismo, caminho para a sustentabilidade”. Depois aconteceu a inauguração da Central do Empreendedor e a Abertura da Mostra Empreendedora. No segundo dia, sexta feira, aconteceu o Dia do Empreendedor, com palestras sobre “Microempreendedor Individual”, “Oficina SEI: Unir Forças para Melhorar”, além da presença da equipe do Sebrae de Atendimento Individual, que prestou orientação empresarial e assessorou a comunidade no processo de cadastramento como MEI.
Curta “SE Notícias” no Facebook: https://www.facebook.com/PortalSENoticias
Siga no Twitter: www.twitter.com/senoticias
Segundo Ana Nunes, analista técnica do Sebrae, foi o momento que a comunidade teve para ver o que já vem sendo produzido no município. “Siriri possui empreendedores que trabalham com artesanato, produzindo peças em madeira, fibras, garrafas, bordados e brinquedos em pano. Também tem o pessoal que atua no ramo de alimentação, com comidas típicas e doces caseiros. O passo agora é mapear o município, saber quantos empreendedores existem, quantos são formais e quantos tem potencial para se tornar MEI”, destaca.
Um bom exemplo disso é Maria Isabel de Melo, empreendedora local do segmento economia criativa, que está interessada em se tornar MEI. “Estamos tendo uma oportunidade de mostrar o nosso trabalho e crescer. Apoiamos a iniciativa, é um grande projeto, e os maiores beneficiados serão as pessoas que moram em Siriri. O objetivo agora é formalizar meu negócio”, explica.
Agente de Desenvolvimento
Siriri já possui quatro ADs, profissionais que tem como principal objetivo promover o desenvolvimento local com base no que é autorizado pela Lei Geral das MPEs. É responsabilidade do Agente de Desenvolvimento conhecer o município, mapear quantas empresas formais e informais existem, para que seja traçado um plano de ação. Os ADs irão trabalhar na Centra do Empreendedor.
“Vamos realizar um trabalho muito importante, o prefeito de Siriri abraçou a causa, uma parceria com o Sebrae e Petrobras, e o nosso objetivo é fomentar a economia do município e suas potencialidades. Siriri deu um pontapé inicial para promover o desenvolvimento sustentável do município”, alerta Robson Ferreira, AD de Siriri.
Bruno Leonel – Ascom/Sebrae/SE