Futuros prefeitos e vereadores sergipanos podem contar a partir de agora com um importante auxílio para elaborar projetos que contribuam para o fortalecimento dos pequenos negócios em seus municípios. Foi lançado nesta quinta-feira pelo presidente nacional do Conselho Deliberativo do Sebrae, Roberto Simões, o ‘Guia do Candidato Empreendedor’, um conjunto de propostas para a promoção das micro e pequenas empresas e geração de emprego e renda nas cidades.
O Guia é um elenco de sugestões já colocadas em prática por centenas de prefeitos em todo o país, acompanhadas de perto pelo Sebrae. Nele, o candidato pode identificar e escolher aquelas que são mais adequadas à realidade de sua região, assumindo uma agenda viável para garantir o desenvolvimento dos municípios. O documento já foi enviado às sedes de todos os partidos políticos no estado e está disponível a todos os cidadãos no endereço eletrônico www.se.sebrae.com.br.
“ Esse é um roteiro completo com instrumentos aplicáveis que podem auxiliar os gestores públicos em suas administrações. O documento traz 10 passos e 100 ações que podem contribuem para a promoção do desenvolvimento econômico de forma sustentável de todos os municípios brasileiros”, explica o presidente do Conselho.
Além do lançamento do Guia, Roberto Simões também participou da reunião do Conselho Deliberativo do Sebrae Sergipe, onde foi recebido pelo presidente Antônio Carlos Araújo, demais conselheiros e a diretoria executiva da entidade. Ainda durante o encontro, o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia, Saumíneo Nascimento, proferiu uma palestra sobre os cenários e perspectivas econômicas do estado de Sergipe.
Propostas
Entre as propostas apresentadas no documento estão o apoio à formalização e ao sucesso dos microempreendedores individuais, o prestígio aos comerciantes do município, o fortalecimento dos empreendedores da indústria e atração de investimentos, a modernização e profissionalização das atividades dos prestadores de serviços e a promoção dos empreendedores do turismo com indutores do desenvolvimento.
Merece destaque ainda a necessidade de qualificação dos empreendedores para os desafios da sustentabilidade, o estímulo do ensino do empreendedorismo, a facilitação do associativismo dos agricultores familiares, a preparação de gestores públicos e servidores para o desenvolvimento com base na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa e facilitar o acesso dos produtores rurais às ferramentas tecnológicas para agregar valor à sua produção.
Os pequenos negócios estão presentes em todos os municípios brasileiros e são os principais responsáveis pela geração de emprego e distribuição de renda. Em Sergipe, há cerca de 20 mil empreendedores individuais e mais de 30 mil MPE, responsáveis pela geração de mais de 100 mil empregos.
Unidade de Comunicação e Marketing Sebrae/SE