A Prefeitura de São Cristóvão divulgou nota sobre a investigação jornalística do Programa Conexão Repórter, comandado pelo jornalista Roberto Cabrini, no SBT, que desvendou uma quadrilha em São Cristóvão e região, acusada de desviar dinheiro da merenda escolar e pagar propina a empresários, servidores públicos e gestores para vencer licitação da merenda escolar.
A matéria, veiculada na noite deste domingo, no SBT, revela que empresários criaram um cartel em Sergipe para vencer a merenda escolar em São Cristóvão e mais 30 municípios, segundo o empresário Célio Nunes, responsável pela denúncia.
Em São Cristóvão, de acordo com Célio Nunes, além de empresários, pregoeiro e a própria prefeita recebiam propina da quadrilha. A matéria ainda cita a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro no esquema fraudulento.
Investigação
Intitulada “Os Senhores da Fome”, a equipe do jornalístico se infiltrou em uma rede de empresários e políticos acusados de fraudar documentos importantes relacionados com a merenda escolar. Com os crimes, várias crianças ficaram sem o alimento que é de obrigação do governo ceder para os estudantes.
Condenação
A procuradora da República em Sergipe, Eunice Dantas, anunciou que vai abrir investigação com base na reportagem. Ela considerou a denúncia muito grave e salientou que as provas mostradas pela reportagem são significativas para abertura de processos e possível condenação dos culpados, inclusive, gestores públicos.
Nota da prefeitura de São Cristóvão sobre matéria veiculada pelo SBT
A Prefeitura Municipal de São Cristóvão, diante dos fatos veiculados pelo Sistema Brasileiro de Televisão – SBT, ressalta a importância do jornalismo de cunho investigativo no Brasil e não se opôs em momento algum em receber os representantes da emissora, tendo compromisso com os princípios que norteiam a administração pública.
A reportagem deixou clara a existência de conluio entre empresários para fraudar licitações, o que, lamentavelmente, atinge mais de 30 municípios no Estado de Sergipe, vitimando também o Município de São Cristóvão.
Por tais razões, adotará as seguintes providências:
A) A partir do dia 1/06/2015, fica afastado do cargo o pregoeiro Marcos Muniz;
B) O processo de licitação citado na reportagem do SBT será automaticamente suspenso, inclusive os pagamentos e fornecimento de qualquer produto ou serviço;
C) Para evitar qualquer prejuízo no fornecimento de merenda, serão adotadas as medidas necessárias à contratação imediata, nos termos da lei;
D) Será instaurado um processo administrativo para apurar os fatos veiculados na imprensa;
E) A prefeita Rivanda Batalha vai adotar as providências jurídicas e mover as ações necessárias em face do empresário Celio França, diante das calúnias praticadas, inclusive sem qualquer prova das alegações, considerando que a Prefeita Rivanda Batalha repudia de forma veemente as condutas citadas pelo SBT.
A Prefeitura Municipal esclarece ainda que o ex-secretário Armando Batalha de Gois encontra-se afastado do cargo desde agosto de 2013 por motivos de saúde.
Por fim, considerando a necessidade de preservar o patrimônio público e os demais princípios administrativos, a Prefeitura se compromete a colaborar com o Ministério Público e com o Poder Judiciário nas investigações e nos desdobramentos processuais das ocorrências que foram veiculadas na imprensa, deixando todas as informações bancárias, telefônicas e fiscais à disposição das autoridades.
São Cristóvão, 01/06/2015.
Acompanhe o SE Notícias no Twitter e no Facebook
Com informações do Caju News