Amanhã (30), em Capela, apesar do feriado, não é dia de dormir até mais tarde. Pelo contrário. A população desperta cedinho para participar de uma das tradições da festa de São Pedro do município: a marcação do mastro. Um grupo de pessoas segue para a Mata do Junco para escolher a árvore que servirá de mastro no dia 29 de junho. É a manifestação viva da cultura popular.
Este ano, a busca do mastro também terá um papel educacional, como explica o prefeito de Capela, Ezequiel Leite. “Os estudantes serão envolvidos nesta atividades, sendo realizada uma palestra sobre meio ambiente na Mata do Junco”, ressalta. Depois de escolher a árvore – de preferência do tipo murici, de grande porte – o grupo fará uma saudação em frente a casa de Anderson Melo, criador da festa.
Para encerrar, pífanos, zabumbas e tiros de bacamartes na Praça Manoel Souza. Já na noite de sexta-feira para sábado, é o canto da Sarandaia que embala a cidade. A brincadeira é a seguinte: um grupo de pessoas sai às ruas, batendo à porta de moradores, pedindo prêmios para compor o ponto alto da festa – a queima do mastro. Ao som de uma música que já é marco da festa, abre-se oficialmente os festejos juninos na cidade.
“Ô seu fulano, abre a porta que eu quero beber. Hoje é primeiro de São João. Traga a cachaça pra nois beber. Se não tiver cachaça traga dinheiro, para pagar o zabumbeiro. Ascendeu a luz, ele já vem. Ele já deu, muito obrigado. Ele é freguês de todos os anos. Até paro ano, se Deus quiser”, entoam os brincantes, pelos quatro cantos da cidade.
Depois da manifestação, os participantes da Sarandaia e o público em geral vão poder aproveitar a festa na Praça Adroaldo Campos (Praça de Eventos) com a banda Brasas do Forró e o cantor Erivaldo de Carira.
A festa de São Pedro de Capela, consagrada como uma das mais tradicionais do país, ainda terá escolha da Rainha, Desfile da Baiana, Missa do Fogueteiro e, é claro, os três dias de shows tão esperados pelo público. A programação ocorre de 28 a 30 de junho, mas a Prefeitura ainda não divulgou as atrações.
T. Dantas Comunicação