por Cícero Mendes.
O Juiz Geilton Costa Cardoso da Silva determinou que haja novas eleições em São Francisco no máximo em 40 dias, pois o prefeito e o vice, Manoel Vieira da Silva (Celso do Peixe) e Maria Rosa Barbosa, respectivamente, tiveram os diplomas cassados por compra de votos. Por enquanto, a administração do município será comandada pelo presidente da Câmara de Vereadores de São Francisco, Márcio Araújo. Antes, o juiz havia determinado que o segundo colocado das últimas eleições, Ailton (PDT), tomasse posse do cargo, mas antes que isso ocorresse ele alterou a decisão.
Heleno quer mais segurança
O município de Canindé de São Francisco está sofrendo uma onda de furtos e roubos nos últimos tempos. A população está insegura, os comerciantes reclamam dos constantes assaltos, e a violência é algo cada vez mais constante por lá. Preocupado com a situação, o prefeito da cidade, Heleno Silva, solicitou uma audiência com o secretário de Segurança Pública de Sergipe, João Eloy.
O gestor pediu mais empenho do Governo do Estado, responsável pela segurança, e solicitou reforço no policiamento de Canindé de São Francisco, principalmente porque o município é região de fronteira, o que facilita a entrada de drogas e a passagem de bandidos de outras regiões.
É bom destacar que Canindé possui uma delegacia e o 4º Batalhão de Policia Militar do Estado, porém, mesmo assim, os moradores não aguentam mais a falta de uma política preventiva e ostensiva por parte das guarnições. A situação causa medo e faz com que a população reivindique o direto à segurança.
Heleno solicitou ao secretário mais agilidade na solução das demandas existentes atualmente, e garantiu que o município está à disposição, naquilo que for legal, para ajudar o Estado na solução dos problemas atuais.
“Nós precisamos de um reforço no policiamento de rua para coibir os roubos e furtos vês ocorrendo com frequência por aqui. Mesmo sabendo que esta é uma obrigação do Estado, a Prefeitura é parceira, pois queremos que aqueles que estão praticando crimes possam pagar por seus atos” disse o prefeito.
ROYALTIES I
Em Japaratuba, a queda no repasse dos royalties chegou a aproximadamente R$ 1,3 milhão. Para reverter essa situação, o prefeito Hélio Sobral (PMDB) contratou um escritório de advocacia especializado em questões judiciais envolvendo esse tipo de arrecadação. De acordo com ele, essa é uma situação que o deixa bastante preocupado, uma vez que compromete o início de programas sociais, como também a realização de obras importantes.
ROYALTIES II
“Aprovamos recentemente na Câmara Municipal o Cartão Cidadão, para 1.200 famílias carentes. Já estamos com tudo pronto para a distribuição de 1.300 cestas básicas, cerca de 200 auxílios-aluguel, além das obras que foram iniciadas, como o campo do povoado São José, do calçamento e da praça do conjunto Folha Verde, da quadra do povoado Badajós, entre outras. Além disso, está previsto com recursos dos royalties a construção de 100 casas populares para esse ano. Por isso nossa preocupação em recuperar essa receita para não prejudicar a população”, frisa Hélio Sobral.
CAPACITAÇÃO
Em Itabaiana, entre os dias 17 e 19 de julho, das 8h às 17h, haverá a I Capacitação dos Profissionais dos Serviços Especializados e Rede de Atendimento e Enfrentamento à Violência contra a Mulher do Território Agreste Sergipano. A iniciativa é uma junção de esforços do Governo Federal, Estadual e Municipal para em bloco enfrentar esse tipo de violência. O evento, que será realizado no Campus da Unit do município, visa capacitar profissionais que atuam no Cras, Creas, Secretarias de Saúde, Educação e do Trabalho, e demais servidores que, direta ou indiretamente, prestam atendimento à população em situação de vulnerabilidade social, objetivamos o aprimoramento do acolhimento humanizado e o fortalecimento da rede de atendimento à Mulher.