Fiscais da Vigilância Sanitária e de Saúde Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de São Cristóvão apreenderam produtos similares a mel em supermercados e farmácias da cidade. As fiscalizações são diárias e os técnicos do órgão orientam os consumidores sobre os cuidados necessários na hora de comprar esse tipo de produto.
Cleodon Teodório da Silva, coordenador de Vigilância Sanitária e Saúde Ambiental, explicou que, nos últimos dias, as apreensões de produtos, identificados como ‘xarope de açúcar’, foram realizadas durante fiscalização de rotina nos estabelecimentos comerciais de São Cristóvão. Ele esclareceu que o mel (enquanto produto derivado de origem animal), deve apresentar o selo de Inspeção Federal ou Estadual na embalagem, o que comprovará a autenticidade do produto.
“A vigilância sanitária estadual determinou que fossem realizadas inspeções e nós passamos a intensificar as fiscalizações. É um problema presente em todo o estado. Esses produtos são comercializados como mel, mas na verdade são uma espécie de calda de açúcar. O mel sempre apresenta o selo de inspeção federal ou estadual. A população precisa estar atenta aos rótulos, aos ingredientes. É importante lembrar que muita gente compra o mel para uso fitoterápico. No caso desses produtos irregulares, estão consumindo açúcar”, disse.
Não compre mel se detectar as seguintes irregularidades:
*Não possuir selos vinculados à agricultura e pecuária;
*Produto ‘sabor mel’ não é mel. Verifique no rótulo que consta o ingrediente açúcar;
*Alimentos com alegações de propriedade funcional e ou de saúde devem ter registro na Anvisa ou Ministério da Saúde.
Como denunciar
A denúncia da comercialização de mel falsificado pode ser feita pelo número 9 9675 3211.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Com informações da Ascom/PMSC