O município de São Cristóvão está recebendo nesta quarta (20) e quinta-feira (21), na sede do Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec), a oficina do projeto Parceria pelo Desenvolvimento Sustentável, promovida pela Associação Brasileira de Municípios (ABM). A oficina é direcionada para a capacitação de gestores nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Voltada para gestores municipais, autoridades locais e multiplicadores, a oficina busca apresentar conteúdos para que estes tenham o apoio técnico necessário para implementação de planos de desenvolvimento sustentável, tendo como plano de fundo a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), assinada por 193 países. Durante os dois dias serão relacionados os conteúdos da Nova Agenda Urbana (NAU) e dos ODS com a realidade dos municípios participantes do projeto e para a transversalidade das políticas públicas.
O prefeito Marcos Santana, que é um dos diretores da ABM esteve presente na abertura do evento e destacou a importância da participação dos municípios. “A ideia da Associação é trazer essa oficina para capacitar as equipes municipais para que ao executarem projetos, elas façam essas ligações dos projetos no município com os objetivos estabelecidos pela ONU para todo mundo. A ABM trouxe a oficina aqui para São Cristóvão, o que para nós é motivo de alegria, e esperamos que as equipes dos vários municípios que estão aqui possam sair capacitadas”, declarou o prefeito.
Segundo o secretário executivo da ABM, Gilmar Dominici, o município de São Cristóvão foi escolhido para sediar a oficina por conta de uma solicitação do prefeito Marcos Santana. “O prefeito faz parte da diretoria da ABN, então quando apresentamos o projeto para os diretores ele se prontificou e solicitou que quando fosse ocorrer a oficina em Sergipe que ocorresse em São Cristóvão”, explicou.
Conforme o secretário, esta é a nona oficina realizada com municípios que possuem até 100 mil habitantes e que fazem parte do eixo Norte/Nordeste. “Serão dois para orientar os gestores dos municípios. Após esse momento, nós montaremos uma rede com municípios que integram o nosso projeto, que são aproximadamente 300 cidades. Essa rede ficará até o ano de 2030 e São Cristóvão é um dos municípios que irão entrar dentro desta rede, que servirá basicamente para monitorar as ações destas cidades. Iremos montar um grupo onde repassaremos informações e cada município que está aqui representado será um ponto focal do projeto”, afirmou.
De acordo com o diretor executivo da ABM, Eduardo Tadeu Pereira, um dos principais desafios é fazer com que os municípios se articulem a uma agenda mundial, que é a agenda da ONU. “Se conseguirmos articular a agenda dos municípios com a agenda internacional, com os objetivos do desenvolvimento sustentável, isso potencializará o desenvolvimento do município. Nosso desafio é mostrar que isso é importante para o município e ao mesmo tempo dizer para o Governo Nacional e internacional, que sem os municípios esses avanços não irão ocorrer”, relatou.
Ao todo, a Associação Brasileira de Municípios pretende realizar mais três oficinas, totalizando 12, sendo elas nos seguintes estados: Pará, Paraíba e Rio Grande do Norte.
Acompanhe o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Com informações da Ascom/PMSC