Com o tema “Fortalecendo os Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente”, o Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente (CMDCA) do município de São Cristóvão, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest) com apoio da Gestão Municipal, realizou o 1° Seminário e capacitação dos operadores do sistema de garantia dos direitos da criança e do adolescente. O evento foi realizado no Auditório do Fórum Gilson Soares de Goes, localizado no Largo do Cristo, na manhã desta segunda-feira, 18, com o objetivo de estreitar e fortalecer a rede de proteção às crianças e adolescentes do município, junto ao CMDCA.
Na oportunidade várias palestras foram realizadas, entre elas a que apresentou aos participantes todo funcionamento da rede de proteção social do município, ministrada pela assistente social, Iraneide Santos de São Pedro. “Foi graças à apresentação dela que conseguimos exemplificar para os participantes como o município vem atuando na defesa dos direitos das crianças e adolescentes. Hoje temos um serviço social e protetivo bastante ativo em São Cristóvão, graças às políticas e projetos assistências da administração municipal, que em parceria com o CMDCA tem contribuído para realizarmos grandes avanços”, explica a presidente do conselho, Maria Lúcia de Souza.
Durante a capacitação o tema Controle Social também foi abordado, com o objetivo de incentivar uma maior e mais ativa participação dos presidentes de ONG’s e projetos sociais existentes no município. “Dessa forma conseguimos fazer muito mais e melhor. A participação de todos é vital para manter o equilíbrio das nossas ações. Poder contar com a colaboração dessas instituições é muito importante. Essa capacitação foi muito produtiva e de grande aprendizado, onde pudemos repassar conhecimentos para os novos conselheiros que neste mês de janeiro iniciaram seus trabalhos em São Cristóvão”, completou Lúcia.
A Conselheira Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Míriam Maria José dos Santos, também esteve presente no seminário e afirmou que eventos como este servem como forma de agregar e compartilhar conhecimento, além de criar agentes multiplicadores. “Aqui os conselheiros recém eleitos puderam renovar os seu conhecimentos sobre a legislação nacional, e dessa forma poderão executar suas tarefas de forma mais efetiva. É a partir dessa ação que os conselheiros poderão levar mais conhecimento as suas comunidades, proporcionando mais qualidade de vida aos cidadãos. A gestão municipal está de parabéns por incentivar e proporcionar oportunidades como essas no município”, elogiou, a conselheira que falou sobre os Desafios e os Gargalos dos Integrantes da Rede de Proteção e Promoção as Politicas Públicas da Atenção dos Conselhos Municipais.
Acompanhe o SE Notícias no Twitter, Instagram e no Facebook
Matéria enviada pela Ascom/PMSC