São Cristovão, a 4ª cidade mais antiga do país, todos os anos é palco de uma das maiores tradições da igreja católica, a celebração de Corpus Christi. Para esta grande festa a cidade histórica confecciona tapetes que se estendem pelas principais ruas para o dia da procissão. A decoração tem um valor histórico e é realizada desde o século XVIII.
Esta grande confecção secular conta com o apoio da Subsecretaria de Estado do Patrimônio Histórico e Cultural (Subpac), vinculada à secretaria de Estado da Casa Civil, que desde o ano de 2009 coordena este evento junto com a Igreja Nossa Senhora da Vitória. E desde o mês de abril toda a comunidade católica e cerca de 20 servidores da Subpac de São Cristovão, se organizam em busca de materiais necessários para os tradicionais tapetes, por onde a comunidade passará em procissão no dia 30 de maio.
Vânia Dias Correia, servidora da Subpac que coordena os trabalhos juntamente com Avani Cavalcanti e Marcos Lima, lembrou a importância que esta tradição tem para cidade e recordou que sua participação na confecção dos tapetes vem desde os seus oito anos de idade, quando até as casas eram decoradas para a procissão. “A confecção dos tapetes para procissão de Corpus Christi, mantém viva a tradição passada de geração em geração e apresenta para o Brasil a riqueza cultural da nossa cidade”, pontuou Vânia Dias.
Os tapetes são feitos nas principais ruas do Centro Histórico com pó de serra, borra de café, folhas verdes, cascas de ovos, cascas de massunim, sururu, maravalha, e um novo elemento este ano o sal grosso. Serão retratados em cerca de 800 metros temas importantes, sempre relacionados à eucaristia. Trata-se de uma herança européia que acabou tornando-se tradição no Brasil e na cidade que é patrimônio da humanidade.
Esta manifestação artística popular todos os anos apresenta um tema específico, e este ano os desenhos irão retratar os símbolos da Campanha da Fraternidade, Jornada da Juventude, fachada do patrimônio histórico da cidade, simbolismos católicos, como cruz, cálice, eucaristia, entre outras imagens. Sua confecção começará às 6 horas da manhã da quinta-feira, 30, e segundo Vânia Dias, os turistas e a população em geral podem participar e ajudar na composição. “Quem quiser contribuir e participar da confecção dos tapetes sinta-se convidado, pois a festa só acontece com a participação e colaboração de todos”, disse servidora.
O percurso do tapete iniciará na Igreja Matriz Nossa Senhora da Vitória, passando pelo Carmo, seguindo pela Rua Messias Prado, Rua Leão Magno, Rua Ivo do Prado, Praça Getúlio Vargas, Praça São Francisco, até a Praça da Matriz.
Corpus Christi
Expressão latina que significa Corpo de Cristo trata-se de uma festa que celebra a presença real e substancial de Cristo na Eucaristia. É realizada na quinta-feira após a celebração da Santíssima Trindade e Pentecostes.
Para os católicos, por ser uma festa de preceito, é de comparecimento obrigatório participar da missa que será realizada às 15 horas e logo depois a procissão pelas vias públicas sobre os tapetes confeccionados pela própria comunidade às 16 horas.
Agência Sergipe de Notícias