Érica Xavier*
A cidade de São Cristóvão fica localizada a aproximadamente 21 km da capital sergipana, Aracaju. Por ser a quarta cidade mais antiga do Brasil e por suas semelhanças europeias, a cidade tem um cenário marcante e um forte apego religioso devido às suas igrejas, conventos e passagens importantes e especiais, como foi a presença da Santa Dulce dos Pobres, além de suas tradições de fé que adotam milhares de pessoas. A conhecida Cidade Mãe de Sergipe também aborda em sua história ricas culturas nos setores artesanal, folclórico e gastronômico. Com o início de um plano estratégico, cujo objetivo foi o reavivamento da cidade, somado às iniciativas de fomento ao empreendedorismo local, fortalecimento cultural e aguçamento do pertencimento dos cidadãos, a cidade voltou para a rota turística do Brasil e do mundo.
Por muitos anos, essas potencialidades turísticas e de forte desenvolvimento econômico e social foram pouco exploradas e, por consequência, a cidade histórica ficou esvaziada e sem graça para toda a população, apelidando-se de “cidade dormitório”. Em 2017, o então prefeito empossado, Marcos Santana, se comprometeu em seu discurso a trazer vida a São Cristóvão e orgulho aos seus moradores. A partir dessa promessa, foram traçadas estratégias que puderam fortalecer as potencialidades que a cidade possui, investindo na requalificação dos espaços turísticos, iluminando praças, fomentando setores que detêm o poder de alavancar a cidade, como o comércio e a cultura; neste segundo setor, foram resgatadas festividades que são tradições da cidade, como o Festival de Artes de São Cristóvão (Fasc), que trouxe vivacidade, movimentação e memórias afetivas à população.
Com mais segurança, iluminação e valorização, a população se esperançou com uma cidade mais desenvolvida, e isso encorajou os empreendedores a apostarem na cidade histórica. Elder Correia, empresário da Pizzaria e Restaurante Ivorá, ao longo dos anos tem percebido que a cidade era mais vista pelos eventos e não pela cidade em si: o que ela pode transmitir para o visitante e até mesmo para o morador. Apesar desses eventos serem o alvo dos turistas anteriormente, foi graças a eles que as pessoas foram atraídas para a cidade e descobriram um lugar repleto de história, saberes, fazeres, atrações e entretenimento; um turismo peculiar que só São Cristóvão tem em Sergipe.
“Grandes e pequenos eventos contribuíram muito para a visibilidade da cidade, não se fortalece o turismo com uma ação só. Passamos por uma reestruturação, uma verdadeira transformação. A cidade está sendo redescoberta e a gente vem colhendo frutos”, aborda Elder.
O empresário compartilha que seu empreendimento precisou seguir o ritmo da cidade, oferecendo um cardápio regional. “Fizemos um verdadeiro projeto em nosso empreendimento, colocamos um cardápio regional que atrai muito, pois São Cristóvão está no imaginário do povo sergipano seja por evento, uma festa religiosa, uma lembrança de infância ou uma ligação familiar. O nosso papel aqui é somar com a vivência de quem decide ficar e aproveitar.”
A junção de eventos públicos com estabelecimentos oferecendo vasto cardápio e atendimento qualificado atraiu públicos de regiões vizinhas e da própria cidade. O passo de resgatar o sentimento de pertencimento e orgulho da população em ser “sancristovense” começou a ser visível. “Com esse crescimento, todos saem ganhando, pois expandimos os negócios e geramos mais empregos. Hoje vemos nosso povo ficando e se divertindo aqui e vemos pessoas de fora, de Aracaju, que é bem próxima, escolherem vir para cá passar o fim de semana; há anos atrás acontecia o contrário. E isso é vitorioso”, adiciona Elder Correia.
Empreendimentos já consolidados na cidade se expandiram, e novos vieram à tona para somar com esse desenvolvimento turístico. A Casa Verde Villa Gastrô é um negócio recente em São Cristóvão, uma aposta que tinha planos há anos, mas somente em 2023 sua inauguração foi consolidada. De acordo com Itaverton Medeiros, sócio da Casa Verde, o projeto existia desde 2017, mas ainda não sentia esperança de abrir o ponto comercial na Cidade Mãe de Sergipe. Observando todas as melhorias no município e sentindo na pele as baixas opções de lazer e entretenimento na cidade, resolveu seguir adiante com a abertura do negócio. “Eu era um dos jovens residentes aqui da cidade, que ia para Aracaju à procura de um bom restaurante, de um bom evento para aproveitar o final de semana. Mas enxerguei na minha cidade uma possibilidade de crescimento, e deu tudo certo!”.
Com quase dois anos de funcionamento, a Casa Verde recebe uma média de 800 pessoas somente aos finais de semana, sendo 70% desse público de cidades vizinhas. “Apostamos em São Cristóvão e hoje o desenvolvimento é conjunto, superando até mesmo nossas expectativas. Hoje em dia, para a Casa Verde rodar, precisamos de 40 ou mais funcionários, de forma direta ou indireta, todos residentes do município. A cada evento que acontece, nossa demanda aumenta, e isso é muito gratificante. Em pouco tempo, já pensamos, inclusive, em expandir nossos negócios”, destaca Itaverton.
“Viver São Cristóvão”
Consolidada é uma palavra que define muito bem o que o Ministério do Turismo pensa a respeito da Cidade Mãe de Sergipe. O município teve a certificação do Programa de Regionalização do Turismo dos Interlocutores Estaduais renovada e segue no Mapa do Turismo Nacional. Um programa federal que destaca as cidades com potenciais turísticos e que beneficia a cidade de várias formas, sendo uma delas com a oportunidade de captação de recursos para o desenvolvimento do turismo local.
Mas para se viver a cidade, é preciso passar mais tempo nela e aproveitá-la por dias. A vasta programação do que é oferecido pede mais tempo na cidade para cada pessoa, e foi pensando nisso que Mayra Oliveira, proprietária do Grand’ Hostel, resolveu investir no ramo de hospedaria na cidade. Empresária do Café São Francisco, Mayra diagnosticou a possibilidade de um hostel na cidade, e assim que surgiu a oportunidade, fez o feito. “Com a movimentação durante todo o ano na cidade, já percebia as pessoas sentirem a vontade de permanecer na cidade por mais dias. Foi então que eu vi que a possibilidade de um hostel seria um bom investimento, e está sendo de fato. Pessoas de outros estados estão descobrindo a cidade, nosso hostel recebe pessoas do mundo todo, em qualquer época do ano; não precisamos mais esperar nossos festivais, nossas festas tradicionais, para que nossa cidade esteja ‘disputada’ por visitantes. Isso vem acontecendo com mais frequência e está sendo lindo de ver. Isso mostra o quanto a cidade já está consolidada como destino turístico.”
Papel estratégico do poder público
A Prefeitura de São Cristóvão ao longo dos últimos oito anos, requalificou pontos turísticos da cidade como a Bica dos Pintos, o Cristo Redentor e praças importantes da cidade, a exemplo da Praça da Bandeira. Desde suas inaugurações, alguns espaços se tornaram palco para eventos como o Carnaval dos Carnavais e o Fasc, proporcionando grande movimentação de público e aumentando o consumo do comércio local.
Além das festividades, a Cidade Mãe de Sergipe tem um paisagismo natural diferenciado no estado. No povoado Pedreiras, há turismo aquático, sendo destaque também pela culinária original e o turismo social voltado para as atividades pesqueiras. Em 2022, a gestão pública entregou oficialmente à população a obra da Rodovia Paraíso das Águas, que liga o Centro Histórico da cidade ao povoado, oportunizando maior qualidade de vida às pessoas por meio da mobilidade urbana e facilitando a ida de visitantes até a localidade.
Segundo o secretário de Desenvolvimento do município, Josenito Oliveira, além de investir nos espaços, foi essencial investir na segurança, colocando mais iluminação na cidade e mais agentes que proporcionem essa segurança, realizando um concurso e empossando 20 guardas civis municipais. “O fator segurança é fundamental, além de termos um ambiente adequado para receber as pessoas. De fato, a experiência que o morador ou turista tem em nossa cidade é que vai definir sua volta. Então, demos prioridade à segurança, conforto e entretenimento ao público, somando-se, claro, aos trabalhos dos nossos espaços gastronômicos, equipamentos de turismo e seus atendimentos de qualidade.”
“Não dá para pensar em São Cristóvão sem pensar em turismo e cultura. A cidade é marcada por esses fatores, são seus principais vetores de desenvolvimento, que precisam ser cuidados, fortalecendo as potencialidades que já existem para que prosperem e se sustentem por muitos e muitos anos”, adiciona o secretário.
Pensando justamente em atrair pessoas com o objetivo de viverem a cidade, neste ano a gestão de São Cristóvão lançou o Calendário Cultural Anual, com o objetivo de que os turistas saibam os principais eventos e que programem suas vindas para aproveitar a cidade.
Acerca de futuro e sustentabilidade no turismo, o secretário compartilhou planos que podem alavancar ainda mais o desenvolvimento da cidade voltado para este setor. “O município vem traçando estratégias para que esse crescimento continue.” Para isso, o responsável pela pasta compartilhou que será preciso investir mais em hotelaria, especialmente devido à nova Rodovia do Turista que será construída. “Nosso sucesso no turismo em São Cristóvão foi devido às estratégias, das quais estamos colhendo bons frutos. E essas estratégias precisam seguir firmes e serem somadas a novas. Por isso, iremos construir a Rodovia do Turismo, um caminho que trará os turistas do aeroporto de Aracaju direto para São Cristóvão e fará com que eles escolham ficar aqui, se hospedem na nossa cidade e a vivam como tem que ser vivida.”
Pensando no fortalecimento dos negócios na cidade, a Prefeitura firmou parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e se tornou uma cidade empreendedora, com duas Salas do Empreendedor reconhecidas com o selo ouro em atendimento. Atendendo à população nas duas zonas de São Cristóvão, há uma Sala do Empreendedor no Centro Histórico e outra no bairro Eduardo Gomes. O objetivo desses espaços é oferecer suporte aos empreendedores no fortalecimento dos seus investimentos, além de orientações para quem deseja dar o primeiro passo rumo ao sonho de ter seu próprio negócio.
São oferecidos diversos serviços essenciais, como a formalização simplificada do MEI, emissão de boletos mensais, declaração anual, certificações, entre outros atendimentos. Além disso, são disponibilizadas palestras, oficinas, cursos e consultorias voltadas ao fortalecimento dos pequenos negócios, com destaque para o acesso a correspondentes do Banco do Brasil e do Banco do Nordeste, que apresentam as melhores e principais linhas de crédito para cada tipo de empreendimento, tudo sem filas e sem burocracia.
“Entregamos todas as possibilidades e facilidades possíveis para que a nossa população desenvolva seus negócios e tenha sucesso. Hoje, temos mais de 5.100 MEIs ativos, muitos deles voltados para o comércio gastronômico, e o cenário atual da cidade contribui muito para que esses empreendedores se sintam encorajados a investir, pois sabem que terão retorno”, acrescentou Josenito.
Importantes parcerias
Para fortalecer o turismo na cidade, o município firmou parcerias com importantes entidades que ajudaram a alavancar o movimento de pessoas pelas ruas de São Cristóvão. Uma delas é o “Vai Turismo – Rumo ao Futuro”, no qual a cidade está integrada desde 2023. O projeto é uma iniciativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), um movimento nacional formado por pessoas e organizações, com a finalidade de contribuir com propostas que impulsionam o setor de turismo. De acordo com Marcos Andrade, presidente da Fecomércio – Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – a cidade de São Cristóvão é uma das que mais se destacam no programa. “É importante termos gestores que olhem para esse programa com um olhar sensível e apostem sem medo na nossa proposta. É um projeto que vem crescendo a cada ano, e a cidade de São Cristóvão vem colecionando bons resultados desde quando integrou a ideia. É uma ferramenta que proporciona, de forma imediata, geração de emprego, renda e riqueza para o município, e é isso que vimos na cidade.”
De acordo com dados coletados pela própria Fecomércio/SE, em parceria com a Fecomércio/SP, o turismo em Sergipe cresceu 8,4% em 2024, colocando-se na terceira posição no ranking brasileiro, perdendo apenas para a Bahia e Minas Gerais. Esse resultado evidencia e fortalece a economia local, além de dar visibilidade às belezas e às riquezas do estado, recebendo visitantes do Brasil e de todo o mundo.
Somente no mês de fevereiro deste ano, o crescimento do setor turístico no estado atingiu 12,3% em comparação ao mesmo período de 2023; o presidente da Fecomércio destaca que a cidade de São Cristóvão é um dos destinos mais procurados e indicados para visitação, e isso é consequência de todo o trabalho e estratégias desenvolvidas no município. “Temos transportes que saem dos nossos hotéis de Aracaju, e a cidade de São Cristóvão é uma das primeiras a serem visitadas. A cidade vem ganhando cada vez mais notoriedade e sendo mais valorizada, afinal de contas, a sergipanidade começa aqui.”
Outra parceria que vem dando muitos frutos para a cidade é com o Banco do Nordeste. Com o programa Circuito BNB Cultural que, juntamente com os empreendedores locais, e apoio da Prefeitura, foi criada a Rua Gastronômica. O feito acontece em diferentes cidades históricas no Brasil, e há um ano também faz parte de São Cristóvão. O evento é fixo e realizado todo final de semana, com diferentes atrações culturais, sendo elas musicais e de grupos tradicionais da própria cidade.
Lenin Falcão, gerente do Banco do Nordeste, afirma que o momento que São Cristóvão está vivendo no setor turístico casou com os objetivos do programa, que trata especialmente de um turismo voltado a bares e restaurantes, fortalecendo os dois setores. Segundo ele, a iniciativa no município recebeu, em apenas um ano, um investimento de aproximadamente R$50 mil, incluindo cachês e produção das mais de 20 atrações contratadas para o local, todas elas sergipanas.
“São Cristóvão sempre foi uma cidade cultural, o que faltava era exatamente isso: criar meios para atrair pessoas, e estamos conseguindo. A cidade sempre esteve pronta, tem todo o potencial para ser um destino turístico consolidado. O que precisava era de investimentos, estímulos, valorização dos empreendedores, da sua cultura; e todas essas estratégias, feitas pelos empresários, população, entidades privadas e a gestão pública, estão tendo sucesso não só para a cidade, mas também para o estado”, declara Falcão.
Pertencimento além dos muros da cidade

Mayllan Raquel, residente de São Cristóvão que estava aproveitando à programação da sua cidade junto com a família – Foto: Érica Xavier
Maylla Raquel é residente de São Cristóvão desde criança e compartilhou que, pela primeira vez, um colega de trabalho perguntou sobre as novidades e a programação do final de semana no Centro Histórico. “Nesse momento eu fiquei até surpresa, porque trabalho com ele há muitos anos e nunca tinham se interessado em conhecer nossos restaurantes, nossa programação, e ver que estavam se programando para vir curtir uma noite de final de semana aqui em São Cristóvão foi muito bom para mim, fiquei muito feliz e orgulhosa por minha cidade.”
A moradora compara o cenário de anos atrás com o desenvolvimento visível nos dias de hoje. “Antigamente não tinha motivos para sair de casa. Hoje, não: saio com a minha filha, passo aqui na praça, por vezes tem um cinema, ao lado já fica a Rua Gastronômica, que se tornou um ambiente muito prazeroso de estar com a família. É muito bom e gratificante ver as pessoas de fora escolhendo vir para cá. Antigamente era o contrário: as pessoas saíam daqui para se divertir em outra cidade.”
O pertencimento da moradora foi aguçado e o dos visitantes também. Vanuzia Santos, da cidade de Aracaju, enfatiza em sua fala que a cidade é a Mãe de Sergipe, portanto, todos os sergipanos fazem parte da história daquele lugar, e que é dever de todos valorizar tanto sua cultura quanto o seu legado. “A cultura do nosso estado é muito rica. Em Aracaju tudo é muito comum, não é como aqui que estamos assistindo apresentações culturais, comendo receitas culturais em restaurantes que ficam ao lado de monumentos culturais. Isso tudo carrega uma beleza e uma importância muito lindas, muito significativas, e que estamos vendo só aqui em São Cristóvão. Particularmente, ainda não encontrei um lugar como esse em Aracaju. Além de confortável e bonito, achei uma cidade muito segura, um lugar em que podemos vir com a família e aproveitar bastante”, declarou.

Ailton Pereira e Vanuzia Santos, visitantes aproveitando a Rua Gastronômica em São Cristóvão – Foto: Érica Xavier
Para Ailton Pereira, também da cidade de Aracaju, São Cristóvão entrega tudo aquilo que o sergipano gosta, precisa conhecer de perto e que não se encontra na capital, apesar de tantas opções de entretenimento. “É a primeira vez que decido vir curtir de verdade a cidade. Já tinha vindo de passagem, mas nunca parei para aproveitar. É muito bacana como o cenário da cidade deixa tudo mais especial, e junta ainda com a programação, com músicas e apresentações de grupos tradicionais acontecendo ao nosso lado, as quais a gente só assistia pela TV. É muito gratificante”, finalizou o visitante.
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Por Érica Xavier*