Terminou no sábado (2), seis meses antes do primeiro turno, o prazo de filiação partidária dos políticos que querem ser candidatos nas eleições. Os nomes escolhidos deverão ser confirmados durante as convenções partidárias, realizadas entre 20 de julho e 5 de agosto.
As Eleições 2016 em São Cristóvão acontecerão no domingo dia 2 de outubro de 2016 e vai eleger o novo prefeito da cidade (ou reeleger). Além da Eleição para prefeito, também teremos as eleições para vereadores. Confira abaixo:
Adilson Júnior
O secretário de Estado do Turismo e do Esporte, Adilson de Carvalho Silva Júnior, 33 anos, (irmão do prefeito de Nossa Senhora do Socorro, Fábio Henrique), confirmou para nossa reportagem que é pré-candidato a prefeito de São Cristóvão pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT). Adilson Júnior, tem mantido conversas com o ex-deputado Wanderlê Correia para pedir apoio à sua pré-candidatura a prefeito de São Cristóvão. Adilson Júnior contará com apoio da deputada estadual, Silvia Fontes e do prefeito de Socorro, Fábio Henrique (PDT).
Betão
Outro nome que deve disputar eleições em 2016 é o contador José Alberto Batista Rocha (Betão), 50 anos, do PSD, que não conseguiu se eleger deputado federal em 2014 – derrotado, recebeu pouco mais de 5 mil votos. “Betão do Povo”, sempre consegue conquistar boa votação junto ao eleitorado sancristovense. O que tem prejudicado a sua pré-candidatura é o fato de dizer aos quatro ventos que é pré-candidato com apoio ou sem apoio da oposição. Betão contará com o apoio do deputado estadual, Francisco Gualberto (PT).
Carlos Vilão
O técnico em contabilidade, ex-vereador Carlos Vilão (DEM), 63 anos, é novamente pré-candidato pelo mesmo partido. Carlos Vilão foi candidato prefeita de São Cristóvão em 2012, obteve 6.063, ficando na terceira colocação. Carlos Vilão foi vereador 2009 a 2012. Carlos Vilão contará com o apoio do prefeito de Aracaju, João Alves Filho (DEM).
Fride
O ex-vereador, Walfrides Brito (Fride), 56 anos, se coloca como pré-candidato a prefeito de São Cristóvão pelo PR (Partido da República). Sua intenção, diz, é conversar com a população do Grande Rosa Elze (sua base) para levantar as demandas e formatar um plano de governo para a eleição deste ano. Walfrides Brito é servidor público federal. Tem 56 anos e já atuou como vereador de São Cristóvão de 2004 a 2008 pelo PSC, e foi diretor da Prefeitura Regional do Rosa Elze de 2003 a 2004.
Gedalva Umbaúba
Gedalva Umbaúba, mulher do ex-prefeito e ex-vereador, Carlos umbaúba, também está colocando seu bloco nas ruas. Será candidata a prefeita pelo PTN. Em 2012, ela foi eleita vereadora na coligação de Armando Batalha, com 529 pelo PTC (Partido Trabalhista Cristão). Gedalva contará com o apoio do deputado federal, Fábio Mitidieri (PSD).
Jorjão
Jorge Eduardo (PSC) é apontado, até por alguns adversários, como um político bem intencionado, mas sua administração é mencionada como “desastrosa”. Mesmo assim, vai tentar a reeleição, com as” bênçãos” de Armando Batalha (PSC). Por causa da máquina, mesmo com um desgaste acentuado, se torna um concorrente forte para os adversários. Jorjão contará com apoio do deputado federal, André Moura, do senador Eduardo Amorim e do ex-prefeito, Armando Batalha (PSC).
Luiz Alberto
O professor Luiz Alberto, 38 anos, do PSOL, é pré-candidato à Prefeitura de São Cristóvão. Luiz Alberto concorreu ao mesmo cargo em 2012, e ficou na sexta colocação com 651 votos.
Lauro Rocha
Após deixar o Solidariedade, Lauro Rocha ingressou no PRB do prefeito de Canindé do São Francisco, Pastor Heleno e anunciou a pré-candidatura pelo partido. Lauro Rocha já foi prefeito de São Cristóvão por duas vezes 1977 a 1982 e 1989 a 1992. Lauro contará com o apoio do deputado federal, Pastor Jony e do deputado estadual, Luciano Bispo do PMDB.
Marcos Santana
Também figura na lista de pré-candidatos o bancário e ex-diretor do Hospital Senhor dos Passos, Marcos Santana, 56 anos. Marcos Santana (PMDB) tem demonstrado ser o “mais forte” dos candidatos ao Executivo municipal. Prestigiado pela cúpula estadual peemedebista e pelo PC do B, Marcos Santana deve entrar na disputa com o importante apoio do ex-deputado Wanderlê Correia (PMDB). Seu principal adversário é o atual prefeito Jorge Eduardo (PSC), que ainda não conseguiu deslanchar sua administração. As bocas miúdas dos bastidores dão conta que a má fase da atual gestão favorece, e muito, as chances de Marcos Santana em outubro próximo. Marcos Santana contará com o apoio do deputado federal, João Daniel e do ex-deputado Wanderlê Correia.
João Nascimento
O empresário João Nascimento, 54 anos, saiu do grupo do ex-prefeito Armando Batalha, é pré-candidato do Partido Progressista (PP), à Prefeitura de São Cristóvão. João Nascimento foi o principal coordenador da campanha de Armando e Rivanda Batalha em 2012.
Izaias
O Partido Popular Socialista deve apresentar como pré-candidato o ex-prefeito Izaias Almeida (Nego), 62 anos. Izaias administrou São Cristóvão de 1993 a 1996.
A reportagem do SE Notícias tem conversando com algumas lideranças e tem ouvido quase que a mesma frase: “Se não tivermos candidatura única de todos os partidos de oposição ao atual prefeito, poderemos dar um tiro no pé. Nosso adversário em comum é Armando Batalha”, disse um presidente de partido, que preferiu não ser identificado.
Nem todos os pré-candidatos devem chegar até as urnas. Existe um ciclo natural ao longo desse primeiro semestre que é de muitas articulações de bastidores. Muitos candidatos que não são competitivos se autoproclamam com o objetivo de ter acordos políticos. Cabe aos mais de 50 mil eleitores do município de São Cristóvão decidir, escolher o melhor dentre os candidatos.
Acompanhe o SE Notícias no Twitter, Instagram e no Facebook
Redação SENotícias