A primeira estação foi instalada na sexta-feira passada, 23, no povoado Pintos, município de São Cristovão
Já estão sendo instaladas no interior do estado as 10 estações hidrometeorológicas telemétricas adquiridas através do acordo de cooperação técnica entre a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e a Agência Nacional de Águas (ANA) para implantação da sala de situação de alertas meteorológicos e hidrológicos. A primeira estação foi instalada na sexta-feira passada, 23, no povoado Pintos, município de São Cristovão.
Segundo o meteorologista da Semarh, Overland Amaral, as estações têm como objetivo coletar e armazenar as informações de chuva e vazão dos rios e transmitir, em tempo real, via satélite, para a sala de situação de alertas a fim de ajudar nas tomadas de decisões de eventos críticos, como secas e inundações, e especialmente, a previsão de cheias, evitando prejuízos materiais e perdas humanas.
“Não há dúvidas de que com o suporte do material investido na área de meteorologia, monitoramento e a previsão do tempo haverá melhor acompanhamento de previsão de tempo e clima e, consequentemente, informação mais precisa à população mediante alerta a ser dado a Defesa Civil”, afirma o meteorologista.
Overland informa que dentro da sala de situação haverá um técnico da Defesa Civil responsável por receber os boletins de avisos de eventos extemos que venham ocorrer em algumas bacias hidrográficas, selecionadas pela equipe da Semarh. “Esse profissional, assim que receber essas informações, deverá de imediato entrar em contato com a própria Defesa Civil para tomar as devidas decisões junto à comunidade, evitando, assim, alguma catástrofe”, destaca.
Para o secretário do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Genival Nunes, o funcionamento das 10 estações representam avanços na prestação de serviços à população e economia do Estado por meio da utilização da tecnologia em favor do Meio Ambiente. Ele lembra que foram investidos R$ 1 milhão na compra dos equipamentos doados pela ANA.
Recursos
Dos recursos, além das 10 estações telemétricas, foram adquiridos através do acordo feito pela ANA dois televisores 55′ LCD; um projetor; uma tela 2 x 2 metros; uma impressora multifuncional laser colorida; um Plotter; quatro computadores, com dois monitores cada um; dois notebooks; um scanner automático; dez celulares; duas câmaras digitais fotográficas; um servidor; dois HDs correspondendo a um investimento de R$ 1 milhão de reais.
Agência Sergipe de Notícias