Um tira-teima para Larissa/Talita (PA/AL) e Ágatha/Duda (PR/SE) na etapa de Maceió (AL) do Circuito Brasileiro Open de vôlei de praia. As duplas venceram seus compromissos pelas quartas e semifinais neste sábado (18.02) e se enfrentam em uma final pelo terceiro torneio seguido. A disputa ocorre neste domingo (19.02), na arena montada na Praia de Pajuçara, a partir das 11h50 (de Brasília). O SporTV 2 transmite ao vivo.
A disputa da medalha de bronze em Maceió (AL) será entre Elize Maia/Taiana (ES/CE) e Fernanda Berti/Bárbara Seixas (RJ), a partir das 9h. É exatamente a mesma ordem de confrontos da etapa anterior, em João Pessoa (PB). Na oportunidade, Elize e Taiana levaram o bronze, Larissa/Talita a prata, e Ágatha/Duda conquistaram a medalha de ouro.
Após a vaga na semifinal, Duda relembrou dois momentos marcantes em Maceió (AL). Foi na cidade que ela venceu a primeira etapa de Circuito Mundial na carreira, e agora a capital alagoana é palco de um reencontro com os familiares.
“Quase todas as duplas brasileiras disputaram ou disputam o Circuito Mundial, são vários times fortes. Sempre será difícil. Eu gosto muito dessa cidade, e tenho a oportunidade de ver toda a minha família, pois é próximo de Sergipe”, disse Duda, que completou.
“Essa energia é muito importante, principalmente agora que moro no Rio de Janeiro. Ver que eles ficam felizes, torcendo por mim, é incrível. A Ágatha me ajudou muito na semifinal, me acalmou nas horas difíceis, então quero agradecer a todo mundo”.
Para chegar à final, Ágatha e Duda, campeãs da etapa de João Pessoa (PB) vencendo justamente Larissa e Talita, superaram Elize Maia e Taiana (ES/CE). Triunfo por 2 sets a 0 (21/17, 21/14), em 35 minutos de duração.
Já Larissa e Talita entram em quadra ‘soltas’, tendo garantido o título da temporada 2016/2017 por antecipação, na última sexta-feira. Talita, que é sul-mato-grossense, mas é federada por Alagoas, comentou o tira-teima contra a medalhista olímpica e sua nova parceira.
“Tivemos algumas desatenções no segundo set, mas o importante é que conseguimos retomar o placar, sempre deixando elas em uma situação difícil. Acho que Ágatha e Duda estão muito bem, um time novo, mas que já apresenta um belo trabalho. Nosso circuito é muito forte e será um grande jogo. Isso demonstra que o Brasil está muito bem representado”, destacou a atleta olímpica.
Cada dupla campeã de uma etapa do Open soma 400 pontos no ranking da temporada, além de levar para casa um prêmio de R$ 45 mil. Todas as equipes são premiadas, e somando os dois naipes, o torneio distribui mais de R$ 420 mil aos atletas.
A temporada do Circuito Brasileiro Open 2016/2017 começou em setembro do ano passado, e Maceió (AL) será a sétima parada dos nove eventos programados. As próximas cidades que receberão o tour nacional em 2017 serão Aracaju (SE), em março, e Vitória (ES), em abril.
Natural de São Cristóvão
Duda é filha da ex-jogadora Cida Santos, que mantém um centro de desenvolvimento do esporte em sua cidade natal, São Cristóvão (SE), Duda começou a treinar por incentivo da mãe, que logo percebeu a vocação da menina para o vôlei de praia. Aos oito anos de idade, ela já dominava os principais fundamentos da modalidade, e despontou entre os mais de 50 jovens atletas atendidos pelo projeto comandado por Cida.
Com informações da CBV, em Maceió