Um novo espaço destinado a capacitação profissional pretende contemplar as equipes assistenciais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe), órgão gerenciado pela Fundação Hospitalar de Saúde (FHS). Será inaugurado na próxima segunda-feira,6, a partir das 19h30, no antigo prédio da Central de Regulação, no bairro Siqueira Campos, um laboratório de simulação realística que será coordenado pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP/Samu).
De acordo com a superintendente do Samu, Conceição Mendonça, o então denominado ‘Espaço NEP/Samu 192 Sergipe’ deverá oportunizar simulações de manobras de suporte básico e avançado de vida, a fim de qualificar procedimentos obstétricos, traumáticos, clínicos e psiquiátricos realizados pelos socorristas. “Além dos profissionais do Samu, o laboratório deverá servir para capacitação dos demais trabalhadores da rede hospitalar de saúde em Sergipe, bem como de estudantes dos cursos de Enfermagem e Medicina das universidades locais, com os devidos agendamentos prévios”, garantiu a gestora.
Segundo Conceição, as capacitações terão como instrutores os próprios profissionais do Samu e apoio de mestres da Universidade Federal de Sergipe (UFS), a exemplo do médico coordenador da Liga de Trauma de Sergipe e do setor de estágios do Samu, Fábio Alves. “A renovação de conhecimentos na área da saúde, especialmente, nas áreas de urgência e emergência, deve ser uma prática constante dos socorristas. Com isso, as possibilidades de salvamento de vidas em até três minutos tendem a ser maiores”, considerou Conceição.
Estrutura
No ‘Espaço NEP/Samu 192 Sergipe’, os profissionais da saúde poderão utilizar datashow, TV e computador com acesso a internet. Após a inauguração, o novo laboratório, que terá capacidade para 60 pessoas, deverá dispor também de materiais didáticos adquiridos mediante parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Fundação Estadual da Saúde (Funesa).
“Todas as etapas de regulação e processos que envolvem a telemedicina serão discutidos no ‘Espaço NEP/Samu 192 Sergipe’ entre os profissionais envolvidos. Com isso, ampliaremos consideravelmente as possibilidades de melhoria da qualidade da assistência pré-hospitalar móvel no Estado e da assistência em saúde de forma geral. Sem dúvidas, um benefício concedido pelo Governo de Sergipe para os trabalhadores da saúde e para a população sergipana”, garantiu a superintendente do Samu.
Fonte: Ascom Samu