A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) divulgou na manhã desta segunda-feira, 28, em Aracaju, detalhes da operação que resultou na prisão de três homens acusados de tráfico de droga. Foram apreendidos com eles cerca de 150 quilos de maconha, dividida em pacotes prontos para o transporte. O entorpecente foi localizado em um sítio em São Cristóvão e seria vendido na região metropolitana de Aracaju.
A investigação durou um mês, desde que a Polícia Civil recebeu uma denúncia de que dois homens eram responsáveis pelo transporte de narcóticos na região, e passou a apurar o fato, com auxílio da Polícia Militar. A partir do levantamento de mais informações que foram passsadas sobre os suspeitos, os investigadores chegaram a Pedro Alves dos Santos, 18 anos, e Gilandeson de Jesus Santos, 29.
Segundo o delegado André Baronto, do Complexo de Operações Policiais Especiais (Cope), a dupla foi interceptada na última sexta-feira, 25, quando se deslocavam em um veículo Vectra, de cor preta e placas HZZ-8857, no município de São Cristóvão, nas proximidades do Complexo Penitenciário Manoel Carvalho Neto (Compecan).
“Durante a abordagem, parte da droga foi encontrada dentro do veículo, escondida. Mais tarde, os policiais militares e civis se dirigiram até um sítio, localizado nas imediações da unidade prisional, e lá prenderam Celso Rodrigues dos Santos, 43 anos, e apreenderam mais maconha. O entorpecente estava acondicionado em pacotes envoltos com fita adesiva”, esclareceu o delegado.
Ainda de acordo com Baronto, continuam sendo investigados o destino e a origem da droga e a existência de mais pessoas ligadas ao grupo por conta do crime, além, é claro, da vida dos envolvidos. “Já sabemos que um deles já foi preso em outra ocasião, mas isso ainda deve ser confirmado de forma oficial, já que as investigações não acabam aqui. Enquanto isso, eles aguardarão custodiados, à disposição do poder judiciário, e a carga de droga será guardada até que seja autorizada a sua total incineração”, acrescentou.
A operação contou com a participação de policiais civis do Cope e da Divisão de Inteligência e Planejamento Policial (Dipol), com apoio operacional de policiais militares do Comando de Operações Especiais (COE).
SSP/SE