Preocupada com a situação do hospital da cidade, administrado por uma instituição filantrópica, a prefeita de Riachuelo, Cândida Leite (PMDB), solicitou a visita ao município da secretária de Estado da Saúde, Joélia Silva Santos. A gestora esteve na cidade na última quarta (13), acompanhada de técnicos e diretores da pasta.
A unidade também atende pacientes de cidades vizinhas, como Santa Rosa de Lima, Divina Pastora, Malhador e Siriri. Segundo pôde ser verificado na reunião, o principal problema enfrentado pelo hospital diz respeito aos plantões médicos, que ficam desassistidos durante cinco plantões noturnos na semana.
“Precisamos dialogar um contrato que possa ser efetivado entre esses municípios, de forma a custear os plantões nesse hospital”, frisou Joélia Santos. Nesta segunda (18), a equipe técnica da diretoria de Gestão de Sistemas da SES irá receber os secretários e assessores jurídicos das administrações municipais para uma reunião na próxima com o objetivo de buscar uma solução para o hospital de Riachuelo. Ainda no município, a prefeita convidou a secretária para visitar a Clínica de Saúde da Família, construída pelo Governo do Estado, em parceria com a prefeitura.
“Nós temos como prioridade nessa gestão colocar essa Clínica de Saúde para funcionar, pois a sua abertura irá contribuir muito para o funcionamento do Hospital que temos na cidade, de forma a atender os procedimentos ambulatoriais mais simples na própria clínica. Por isso, também temos que ter um entendimento com os prefeitos vizinhos, já que a população desses municípios é atendida aqui no hospital”, apontou Cândida Leite.
Para ela, é de grande importância que os prefeitos entrem em consenso para viabilizar um atendimento de qualidade aos pacientes dos seus municípios no hospital de Riachuelo. “Todos irão ganhar com isso, principalmente a população que precisa dos serviços de saúde”, frisou.
T. Dantas Comunicação