O técnico e engenheiro Ambiental, José Dias, e a secretária municipal de Finanças, Joseane Souza, estiveram presentes na sessão de quinta-feira (22) para dar esclarecimentos sobre dois assuntos que estão sendo pertinentes nas pautas da Câmara Municipal de Rosário do Catete: abastecimento d’água e a demora na conclusão de obras do Município. Os parlamentares, juntamente com membros da comunidade, ouviram dos dois representantes da administração municipal os motivos pelo qual vem implicando nos andamentos das ações.
O primeiro a falar foi José Dias, que foi contratado pela Prefeitura para tentar resolver o problema de abastecimento de água no povoado Siririzinho. A cobrança pelo serviço já é de longa data, mesmo assim, o prefeito Laércio Passos ainda não conseguiu resolver este problema, que vem afligindo a população local. De acordo com o técnico, o gestor está ciente do assunto e, ao contrário do que andam falando, vem tomando as providências necessárias.
“O prefeito Laércio Passos está fazendo o possível para resolver este problema. Só que não depende apenas dele. Reuniões já foram feitas com o pessoal da Deso e também é preciso a participação da gestão de Siriri, porque a capitação d’água, para aquela comunidade, parte de lá”, explicou José Dias, afirmando que os poços localizados em Rosário não servem para o abastecimento de água potável.
A comunidade de Siririzinho fica entre os municípios de Rosário do Catete e Siriri, sendo que os dois municípios tem participação administrativa na localidade. “E outra coisa: o processo de abastecimento não é tão simples. Ele é feito de etapas, que envolve a coleta, tratamento e distribuição. Repito que a Prefeitura não está sendo negligente com o caso e que o prefeito não está barrando projeto algum”, garantiu o técnico José Dias.
Atrasos e pagamentos
Após a explanação do seu José Dias, a secretária Joseane Souza falou para os presentes sobre os andamentos com as finanças do Município. De acordo com ela, praticamente, boa parte das obrigações da Prefeitura com servidores e fornecedores estão em dia, ou irão se regularizar no mês de setembro. “O retroativo de 2012, férias de 2012, recisões entre outras demandas deixadas pela gestão passada serão quitadas”, garantiu.
Questionada pelos vereadores sobre as obras do Município, a secretária afirmou que os investimentos ainda estão dentro do prazo previsto. “Sabemos que as coisas não são tão fáceis assim, sempre ocorre a questão dos aditivos. Mas o prefeito está dando seguimento a tudo que planejou e está reformando a entrada da cidade, construindo casas no Tamandaré, retomando as obras do ginásio e também do hospital, entre outras ações que estavam previstas. O mais importante disso tudo é que, mesmo assim, a folha de pagamento dos servidores está em dia, chegando meses a pagarmos antecipado”, explicou.
Já com relação à remuneração da Guarda Municipal, referente ao trabalho realizado nos festejos juninos, a secretária também afirmou que pretende regularizar a situação até o mês de outubro. “O que houve, na verdade, foi um erro no preenchimento na escala de serviços, o que implicou na demora. Mas já estamos cientes e vamos providenciar o pagamento dos guardas da Prefeitura”, afirmou.
Antes de terminar, a secretária entregou uma planilha de custos e pediu aos parlamentares que analisassem a real situação do Município com relação ao Orçamento Anual para ano de 2013. De acordo com ela, a Prefeitura tem caixa para fazer os pagamentos dos servidores e fornecedores, mas precisa da liberação de aditivos pelos vereadores para não comprometer a administração municipal, no que se refere às leis de ordem orçamentária.
O presidente da casa, Delson Leão, e os demais vereadores presentes afirmaram que irão averiguar com cautela o caso, mas que em nenhum momento a Câmara Municipal fez algo para implicar nos andamentos dos trabalhos. “Ao contrário, nós sempre prezamos pelo bem da população. Agora, é preciso que a Prefeitura deixe a casa em ordem e dê seguimento aos seus projetos, algo que não vem acontecendo com exatidão aqui em Rosário do Catete”, cobrou o parlamentar.
T.Dantas Comunicação e Marketing