Com o objetivo de traçar estratégias de atuação conjunta na prestação de serviços à comunidade LGBTQIA+ durante o Dia da Visibilidade Trans, representantes das unidades que constituem a rede de apoio às pessoas transexuais estiveram reunidos na tarde dessa segunda-feira (23), no auditório da sede da Casa dos Conselhos, na região central de Aracaju. Representantes da Secretaria da Segurança Pública (SSP) também estiveram presentes no encontro.
De acordo com a coordenadora de prevenção social da violência e da criminalidade da SSP, Abigail Souza, o foco do trabalho está dentro do planejamento estratégico da Secretaria de Segurança Pública. “A gente trabalha o eixo prevenção dentro do Sistema Único de Segurança Pública, que está dentro do planejamento estratégico da SSP. Nessa perspectiva, a coordenação agrega todas políticas de prevenção que estão vinculadas ao Corpo de Bombeiros e às polícias Civil, Militar e Cientifica”, detalhou.
“E os projetos também da Secretaria de Segurança Pública. Dentre estes, temos o Centro de Referência em Direitos Humanos LGBTQIA+, da SSP, que atende às demandas da comunidade em todos os sentidos. Desde a facilitação do acesso à emissão de carteira de identidade, encaminhamento às redes protetivas, encaminhamento às demandas criminais e damos esse suporte para captar recursos e fortalecer a rede”, acrescentou Abigail.
A delegada Meire Mansuet, destacou que a reunião com toda a rede de atendimento foi importante para ressaltar o trabalho em uma perspectiva de atuação de forma coesa. “Muito importante esse encontro porque vamos fazer com que essa engrenagem trabalhe de forma coesa e de forma que venha trazer resultados positivos, eficazes e eficientes no atendimento a comunidade LGBTQIA+, principalmente no enfrentamento aos crimes e a toda a violência que esse público vem sofrendo”, ressaltou.
O coordenador do Centro de Referência em Direitos Humanos LGBTQIA+ da SSP, Helenilton Dantas, também mencionou a proposta para a Semana de Visibilidade Trans. “A proposta é que a gente apresente os serviços que a SSP oferece à população LGBTQIA+. Então o Centro sendo um serviço com recorte de atendimento para esta população, a gente está trazendo toda a estrutura da SSP e apresentando para os entes estaduais, municipais e federal que estão nesta reunião”, reiterou.
“Aqui nós temos a Coordenação Geral de Violência Social à Criminalidade da SSP, do DAGV, da Prefeitura Municipal de Aracaju, do Governo do Estado de Sergipe, Cartórios Privados e Públicos, da sociedade civil organizada e pessoas da comunidade que tenham interesse pelo tema. A gente espera que a cada vez melhore o atendimento para esta população, que é vulnerável e que carece bastante dessa atenção dos órgãos públicos e privados para o atendimento à população LGBTQIA+”, complementou Helenilton.
O assessor técnico da Diretoria de Direitos Humanos, Marcelo Lima, concluiu reforçando o objetivo do encontro. “A importância desse encontro é o Poder Público Estadual e o Poder Público Municipal atuarem em rede, porque muitas vezes nós não sabemos o que o outro serviço faz. Então é um avanço todos nós conversarmos entre a gente mesmo para tentarmos encontrar as soluções e melhorar o atendimento à população LGBTQIA+”, finalizou.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Fonte: SSP SE