Quem passa pela ponte do Rio Poxim, que liga o Centro de Aracaju a Atalaia, mal nota que alguns metros abaixo mais de 20 homens trabalham para recuperar a sua estrutura. O trabalho discreto dos operários não interfere na rotina dos sergipanos que utilizam a via para chegar ao Comércio, trabalho, escola ou praias da capital, mas é essencial para manutenção da passagem, estratégica para o dinamismo do trânsito e fluxo de veículos na cidade. A obra realizada pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Infraestrutura, já está 90% concluída e deve ser entregue em quatro meses.
As pontes, Presidente Juscelino Kubitschek, no sentido Atalaia – Centro da Cidade, construída no Governo Leandro Maciel, ainda na década de 1950 e a Paulo Barreto de Menezes, sentido Centro da Cidade – Atalaia, construída em meados dos anos 1970, possuem um longo tempo de uso e embora, por enquanto, não oferecesse risco à população, já haviam apresentando sinais de desgaste em sua estrutura, merecendo os cuidados realizados. A intervenção de recuperação compreende a recuperação dos pilares e vigas de sustentação, com a realização de serviços abaixo da linha d’água. Também passará por recuperação a passarela em estrutura metálica sobre o rio Poxim.
A intervenção compreende ainda a pintura e recuperação de toda a estrutura metálica da passarela, com a substituição dos pontos oxidados. O valor total investido é de R$ 2,5 milhões. Tanto na parte superior como na inferior foram feitos trabalhos de reforço e recuperação estrutural. Lajes, pilares e blocos da conjuntura da ponte passaram por revitalização. Pintura da estrutura de concreto e impermeabilização foram necessárias para garantir a maior durabilidade da obra. A ponte um (no sentido Atalaia/Centro) já foi concluída. Atualmente, os operários trabalham retocando os guarda-corpos, danificado por conta de acidentes de carros, e em outros detalhes.
Para o secretário de Estado da Infraestrutura, Valmor Barbosa, a obra tem sido executada da maneira esperada. “Este é mais um resultado positivo da valorização dada pelo Governo do Estado à construção de pontes, o que tem melhorado consideravelmente o deslocamento das pessoas por Sergipe, neste caso especial contribuído para a melhoria do trânsito em Aracaju. Ao longo da execução da obra, descobrimos outras necessidades, que foram incluídas no cronograma”, explica.
A obra de fortalecimento estrutural e manutenção das pontes garantem a segurança de quem transita pela via estratégica para o trânsito da capital. A ponte também é estratégica para quem frequenta um dos cartões postais da cidade, o Parque dos Cajueiros, também recuperado pelo Governo do Estado e entregue a população em abril de 2012, oferecendo a partir de um investimento de R$ 8,6 milhões um novo espaço de lazer e para prática de esportes dos aracajuanos.
“A ponte estava desgastada e o Governo teve esse belo cuidado, de investir nessa reconstrução, valorizando o espaço e prevenindo futuros danos à população. Foi muito boa essa reforma, pois é uma conquista para gente e para o pessoal que caminha por aqui e pela ponte. O governo está de parabéns. Há pessoas que fazem exercício, passam por ali de bicicleta ou de carro e chegam aqui no parque. Antes estava se deteriorando, estava horrível e agora têm uma visão maravilhosa. Tiraram os ferros e botaram outros ferros, armações, ficou ótimo. E isso é bom para a gente aqui do restaurante também, porque o pessoal que circula por aqui tem uma vista mais agradável”, conta a proprietária de um restaurante no Parque, Joseane Santos.
Jefferson Santos, 28 anos, é vigilante e aproveitou que só iria trabalhar à noite para pescar com a família no Rio Poxim, no Parque dos Cajueiros. Ele já havia observado os homens trabalhando na obra e contou sobre a importância deste trabalho. “Para pessoa poder ir e vir é muito melhor, mais seguro. Tem mesmo é que fazer esse trabalho, porque se a gente perder a ponte não teria como ter esse acesso fácil ao parque”, disse o vigilante, que é morador do bairro América.
Fonte: Agência Sergipe de Notícias (ASN)