Boa parte da população residente em Nossa Senhora do Socorro trabalha ou estuda em Aracaju e por isso precisa se deslocar todo dia. Para isso, essas pessoas têm apenas três opções de acesso: a BR-101 e as pontes dos bairros Lamarão e Porto D’anta. A quantidade de veículos circulando todos os dias por esses acessos é enorme, mas nos horários de pico (por volta das 7h e às 18h) o movimento é ainda maior e a situação piorou com as obras de alargamento da Avenida Euclides Figueiredo e estruturantes na Ponte que liga o Porto D’anta ao Marcos Freire II.
Desde dezembro de 2015, quando o então prefeito João Alves Filho assinou a ordem de serviço para as obras de alargamento da Avenida Euclides Figueiredo, essas pessoas enfrentam mais um problema: as más condições da via. As obras realizadas pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emurb), a serviço da Prefeitura de Aracaju, e a Deso pioraram os congestionamentos.
Como se não bastasse, o Governo do Estado iniciou uma obra de recuperação da ponte que liga o bairro Porto D’anta e o Conjunto Marcos Freire II, o que piorou os congestionamentos nos dois acessos. As obras na ponte do Rio do Sal começaram no mês de março deste ano e, desde então, está proibido o fluxo de veículos de grande porte.
A construção da Avenida Tancredo Campos, paralela à Avenida Euclides Figueiredo e antes da Ponte do Rio do Sal, também contribuiu para os atuais congestionamentos e para as reclamações dos condutores, pois interditou todo o sentido sul-norte da Euclides.
O condutor e morador de Nossa Senhora do Socorro, Antenógenes Bomfim, 49, diz que só vai a Aracaju por não ter outra opção. “Eu vou buscar minha filha no trabalho todos os dias e ela sai justamente no pior horário: às 18h. O trânsito é grande o caminho todo, mas na Euclides Figueiredo, além do trânsito, tem a buraqueira. Passo a maior parte do tempo ali, desviando dos buracos feitos pela prefeitura”, explica.
Prefeitura
Ademar Queiroz, assessor de comunicação da Emurb explica o prazo para a conclusão das obras na Euclides Figueiredo, no bairro Lamarão. “No trecho da Avenida Euclides Figueiredo, a obra definitiva será realizada tão logo seja concluída a infraestrutura do Loteamento Moema Mary e a contenção do morro, que provoca acúmulo de lama e impede o bom funcionamento da drenagem da avenida”, disse.
Segundo ele, a Emurb tem feito ações paliativas no local para minimizar os problemas. “Sempre que necessário faz a terraplenagem nesse trecho, o que foi feito no último sábado, 26, melhorando o tráfego de veículos”, garante.
Estado
Seis meses após o início da obra, apenas 30% da obra na ponte que liga o Porto D’anta e o Marcos Freire II está concluída. Segundo informações da Agência Sergipe de Notícias (ASN), os serviços consistem na recuperação estrutural das estacas, sapatas e pilares de concreto armado, tratamento das juntas de dilatação da laje de concreto armado, tratamento de fissuras estabilizadas e juntas inativas, acabamento de superfície de concreto projetado, recuperação de placas de concreto armado pré-moldadas dos passeios e pintura dos guarda-corpos e guarda-rodas.
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Por redação do SE Notícias