O mês de junho chegou e com ele os festejos em homenagem a São João e São Pedro. As festas têm a cara do Nordeste brasileiro e nada é mais característico desse período do que as quadrilhas. Nos concursos, cada quadrilha representa um município do Estado.
A quadrilha Meu Xodó representa a cidade de São Cristóvão, vizinho à capital Aracaju. A Meu Xodó, que desfilará esse ano com 62 membros, faz parte do grupo especial da Liga de Quadrilhas Juninas de Aracaju e Sergipe (Liquajuse). Além dos dançarinos, a quadrilha tem o seu trio, que é comandando pelo cantor Ivanildo do Acordeon.
O grupo é formado por moradores do Conjunto Eduardo Gomes e representará o município pela 27ª vez. Neste ano, a equipe levará para os arraiás o tema “Amazônia – desmatamento e mudanças climáticas”.
O presidente da Quadrilha Junina Meu Xodó, Clodoaldo dos Santos, mais conhecido por Godó, fala sobre os desafios enfrentados nesse ano de crise financeira. “Muitos integrantes não puderam participar esse ano por falta de dinheiro. São Cristóvão só terá representante nos concursos esse ano graças ao apoio do Prefeito Marcos Santana”, garante.
“A Cultura não pode ser afetada pela crise. As quadrilhas juninas são patrimônio imaterial do Nordeste. Por isso, devemos apoiar esses concursos e os nossos representantes sancristovenses. Eles mantêm viva a tradição e repassam essa cultura para os mais jovens”, reconheceu o prefeito Marcos Santana.
Calendário das apresentações
– De 9 a 27 de junho: Concurso de Quadrilha Junina Arrasta Pé, da TV Atalaia;
– Dia 10: Concurso de Quadrilhas Juninas de Nossa Senhora do Socorro;
– Dia 11: Concurso de Quadrilhas Juninas de Cristinápolis;
– Dia 17: Concurso de Quadrilhas Juninas de Itaporanga D’Ajuda;
*Concurso de Quadrilhas Juninas do Gonzagão, com data a definir.
*Concurso de Quadrilhas Juninas Arranca Unha do Centro de Criatividade, em Aracaju. Com data a definir.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Redação SE Notícias