O clima foi de despedida, mas era nítida a alegria do público e a satisfação da coordenação em ter concluído mais uma edição do Arraiá do Povo. Esse ano comemorando 10 anos de criação, o arraiá já é um dos eventos mais esperados pelos sergipanos, turistas, comerciantes e artistas locais, que encontram na festa um espaço de incentivo cultural, além da oportunidade de fazer bons negócios .
Foram 10 dias de muita festa, onde o público se sentiu em casa. Um dos pontos que mais valorizam a festa é a tranquilidade com a qual ela acontece. Ao longo dos dez dias, nenhuma ocorrência policial foi registrada, validando por mais um ano a marca de que a festa é um espaço tranquilo e de ambiente familiar.
O aposentado Raimundo Silva, ao enfatizar a valorização da cultura nordestina e sergipana presente na festa falou da sua alegria em comparecer ao último dia do evento. “Em primeiro lugar eu gostaria de dizer que o Governador está de parabéns em preservar nossas origens. Sou grande frequentador do arraiá, pois aqui eu encontro um local onde posso me divertir junto com a família com clima agradável”, afirmou.
A saudade já era muita, mas os pensamentos estavam voltados para a próxima edição. “ Esse ano a chuva nos atrapalhou um pouco, mas nada que impedisse o brilho da festa. Essa edição foi bastante especial para mim, pelo simples fato de sentir que a participação dos artistas locais foi unânime. É muito importante que essa característica se mantenha nas edições seguintes”, disse a estudante Natália da Silva.
Apresentações
A programação da noite foi iniciada com o cantor aracajuano Tom Robson. Em seguida a quadrilha Século XX, vencedora do concurso do Arraiá do Gonzagão, garantiu a animação do público. Estava prevista também a apresentação da quadrilha vencedora do Concurso do Arranca Unha, porém, devido a chuva, a final não pode ser realizada no dia 30 de junho como estava previsto. Após a quadrilha Século XX,, Antonio Carlos do Aracaju recordou antigos forrós e fechando a noite no palco Clemilda, o cantor Zé Américo do Campo do Brito.
“Há muitos anos trabalho com música, com a cultura e com a culinária nordestina. Estou muito contente em fazer parte de um evento tão grande e significativo para nós forrozeiros. Nosso governador está de parabéns por dar valor a nossa cultura e manter viva a nossa tradição. Aqui tivemos oportunidade de mostrar oq temos de melhor em nosso Estado e isso foi feito com maestria”, comenta Zé Americo.
No Coreto, o forró ficou por conta do cantor Odir Caius e o Grupo de Samba de Pareia da Mussuca, povoado da cidade de Laranjeiras-SE. Dona Nadir da Mussuca, se orgulha em poder levar sua dança para fora do povoado de origem e mostrar um pouco de sua cultura. “Somos um grupo de mais de 50 anos, nossa dança tem origens escravas. Poder mostrar um pouco do que temos é muito importante e nos alegra bastante. Não vamos deixar nossa cultura morrer, não podemos esquecer nossa maior riqueza”, completou.
Muita emoção também marcou a noite. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura homenageou a alguns artistas sergipanos que se destacaram nesta edição do evento. Os homenageados foram: Antônio Carlos Du Aracaju, Casaca de Couro, Banda Balança Eu, Trio Maturi, Odir Caius, Glauber do Acordeon, Sena, Fernando Crateus, Lourinho do Acordeon e Correia dos 8 Baixos.
Sobre o evento
O Arraiá do Povo faz parte do Encontro Nordestino de Cultura, promovido pelo Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), com patrocínio do Banese, Caixa Econômica Federal e Funcart, além do apoio da Unit, Maratá, Sebrae e Fundação Aperipê, Assembleia Legislativa e Secretaria de Estado do Turismo.
Contribuem ainda com o evento o Conselho Estadual de Cultura, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), A Polícia Militar, Vigilância Sanitária Estadual e Municipal, Defesa Civil, Secretaria de Estado da Saúde, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Secretaria de Inclusão Social, Secretaria de Comunicação, Emsetur, Pacific Eventos e BHS Eventos.
Acompanhe também o SE notícias no Twitter, Facebook e no Instagram