No último sábado (09), o Partido dos Trabalhadores, em Sergipe, realizou encontro com membros dos 74 diretórios municipais do partido. Prefeitos, vereadores e militantes da sigla se encontraram para celebrar o ano que se inicia.
A festa foi realizada em uma chácara, em Itabaiana, e reuniu mais de 500 integrantes do partido, que entre abraços e fotos, conversavam sobre o momento do partido e as eleições 2016. O clima de descontração e amizade mostrou que apesar de um ano difícil, como foi 2015, o partido caminha para um processo de fortalecimento e diálogo entre as suas forças internas.
O presidente do partido, Rogério Carvalho, chegou ao encontro com sua esposa, Renata, e foi muito abraçado pela militância. Fez questão de se dirigir a todas as mesas para agradecer a presença dos militantes e fazer o registro fotográfico de reafirmação de amizade e companheirismo.
Rogério ressaltou que o encontro não era de nenhuma força interna específica, “é um encontro de todos e uma festa para todos os petistas, como ficou claro nos convites queforam endereçados aos diretórios e à militância. Não é um encontro de tendência, é um encontro do partido”. Disse, também, que por ser o primeiro, dos vários encontros que o partido fará em 2016, a tônica é a da unidade. “Uma das características do nosso partido é a unidade. Temos debates fortes, sinceros e de rico conteúdo. Cada um expressa sua posição, mas ao final, as decisões tomadas pelo conjunto das forças do partido são seguidas e isso é uma singularidade no ambiente político nacional e local”, enaltece Rogério.
Muitos petistas não puderam comparecer, mas elogiaram a realização da confraternização e sua importância. Foi o caso do vereador Artur do PT, de Estância, que elogiou a organização e oportunidade do evento. “Infelizmente, não deu para me fazer presente, mas fiquei feliz em saber que foi uma grande festa. Parabenizo a todos que se fizeram presentes na confraternização e de forma especial aos responsáveis pela organização”, disse ele, em mensagem pelo Whatsapp.
A ex-esposa do saudoso governador Marcelo Déda, Bell Barreto, petista desde a fundação do partido, também compareceu à confraternização e foi muito abraçada por integrantes de várias gerações do partido. “É muito bom ver, abraçar e conversar com companheiras e companheiros que nunca mais tinha visto. O Partido precisa se encontrar mais vezes com sua militância e a militância precisa comparecer mais vezes no partido. O momento é difícil, mas o verdadeiro petista luta pelo partido, defende o partido, defende suas bandeiras, sua história e age com lealdade aos companheiros”, registra Bell Barreto, emocionada.
Para Luiz Eduardo Oliva, secretário de direitos humanos e cidadania no governo Marcelo Déda, encontros petistas são sempre importantes e necessários. “Foi bom que o primeiro ato do ano fosse festivo, onde houve encontros, reencontros, sorrisos e muita alegria. Acho que o partido precisa se encontrar consigo próprio, refletir bastante, depurar os erros e recolocar o vagão nos trilhos dos seus propósitos de fundação”, avaliou Oliva.
Rômulo Rodrigues, militante histórico, pensador do partido e atual secretário de comunicação da sigla, relembrou os momentos de turbulência política no Brasil, desde o tempo do império, passando pela república velha e nova, aos vários golpes havidos nesses períodos, afirmando que os brasileiros não aceitam mais golpes.
Citando o pernambucano João Cabral de Melo Neto, autor de “Morte e Vida Severina”, Rômulo vê um novo tempo no partido, aberto para as mudanças que o tempo sempre impõe. “Duradouro não é quem resiste ao tempo, mas quem se renova com ele, e a renovação do partido será duradoura, porque quem quer renovar é um homem renovado é um homem novo, é um homem com capacidade de liderança”, finaliza Rômulo, aplaudido pelos petistas.
Acompanhe o SE Notícias no Twitter e no Facebook
Ascom/PT/SE