Nota Pública de Esclarecimento do PT
Sobre a Eleição da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores, o Partido dos Trabalhadores presta os seguintes esclarecimentos, ao conjunto da sua militância e a sociedade estanciana:
1. Baseado nos documentos e nos valores petistas os vereadores Artur Oliveira e José Domingos Machado, participaram do debate da eleição da mesa, objetivando a construção de uma chapa encabeçada pelo Partido, como não foi possível se compôs na condição de Vice.
2. A direção do PT deposita em seus parlamentares absoluta confiança e irrestrita solidariedade ao longo deste processo, uma vez que a biografia política dos companheiros os credenciam para tal.
3. Sabemos nós da experiência, militância e compromisso partidário que os dois parlamentares têm edificado ao longo das suas respectivas histórias. Sendo assim, não vi nenhum obstáculo que maculasse ou fragilizasse politicamente o nosso partido, de forma que me somei a esta tática que nos levaria ao lugar de destaque na mesa diretora da Câmara.
4. A primeira eleição realizada, a qual o vereador Artur compunha a vice presidência que saiu vitoriosa, foi submetida à apreciação do Poder Judiciário a qual após ser apreciada, foi cancelada e marcado um novo pleito por meio de ordem judicial.
5. Sabemos nós, que cada eleição tem sua própria história, sendo assim, novas discussões entre os parlamentares culminaram na seguinte proposta: os cinco vereadores, sendo eles Misael Dantas, André Graça, Cristovam Freire, Tito Magno e Tertuliano Pereira convidaram a nossa bancada para montar uma nova composição de chapa, sendo que a mesma teria um dos dois parlamentares do PT encabeçando a referida chapa.
6. Diante desta nova conjuntura, os dois parlamentares informaram ao Presidente Estadual Rogério Carvalho e ao Presidente do Diretório Municipal do PT de Estância Mário Dias sobre essa possibilidade, recebendo de ambos o sinal positivo para construção.
7. Em diálogo com os dois vereadores, que são frutos da disputa democrática do pleito eleitoral de 2012, chegamos ao consenso que para o nosso partido, presidir a Câmara Municipal não seria apenas uma grande honra, mas sim um marco histórico da política estanciana.
8. Outro fato relevante a ser destacado, é que em nenhum momento existiu diálogo com o prefeito Carlos Magno para nenhum acordo político partidário ou de composição de bancada, visto que comprometeria a liturgia dos nossos documentos internos e a metodologia aplicada historicamente em nossos acordos e construções de projetos políticos.
9. Ressalto ainda que a proposta do PT presidir o parlamento estanciano foi fruto do diálogo com os cinco parlamentares acima citados e que os dois parlamentares petistas continuariam com os mesmos posicionamentos, defendendo as mesmas bandeiras históricas.
10. Acompanhando todo o processo pari passo, fui informado pelos dois parlamentares, Artur e Dominguinhos que o vereador Tertuliano Pereira de última hora não votaria mais na chapa que seria encabeçada por um dos parlamentares do nosso partido.
11. O edil colocou que o principal motivo fora a ameaça expressa do ex- prefeito Ivan Leite para não votar nos petistas. Sendo assim, os dois me comunicaram que se ausentariam da Sessão, visto que, o diálogo político foi quebrado. Fato no mínimo estranho, uma vez que o ex- prefeito fora candidato a suplência senatorial do Presidente Estadual Rogério Carvalho.
12. Contudo, os companheiros me garantiram que nem a Câmara nem a sociedade estanciana teriam nenhum prejuízo político com esta atitude, uma vez eles não haviam se envolvido em nenhuma negociação que fosse de encontro aos preceitos éticos e morais, e que o prazo da determinação judicial para a eleição da mesa seria até o dia 22 de dezembro do corrente.
13. Portanto, a bem da verdade, quero esclarecer aos membros do Diretório Municipal, a nossa militância e a sociedade estanciana que todo o esforço dispensado para que o nosso partido ocupasse o lugar de destaque no parlamento municipal foi feito dentro das regras estabelecidas pelos princípios da ética e da transparência política.
Siga o SE Notícias pelo Twitter e curta no Facebook
Saudações Petistas!
Jocimário Dias dos Santos (Mário Dias)
Presidente do Diretório Municipal