O PSDB, principal partido aliado do prefeito João Alves Filho (DEM), está de malas prontas para apoiar o pré-candidato do PSB, Valadares Filho, a prefeito de Aracaju. Os três vereadores da sigla – Jailton Santana, Manoel Marcos (ex-DEM) e Adriano Taxista – se reuniram na segunda (1º) com Valadares Filho e aguardam apenas a oficialização da decisão do prefeito quanto à reeleição para migrarem para a candidatura do PSB. Segundo Jailton, o vice-prefeito da capital, José Carlos Machado, que detém o comando do ninho tucano na cidade, disse que respeitará a decisão dos parlamentares.
“Estamos aguardando a oficialização da desistência de João. Já devíamos ter fechado a aliança com Valadares Filho. Conversamos com ele. Tudo indica que o PSDB irá com o PSB”, afirmou Jailton Santana no final da tarde de segunda (1º) ao 247. Ele disse que os vereadores já conversaram com Machado e expuseram esta condição. “Machado disse que respeitará a decisão dos vereadores. Ele disse que a decisão que tomássemos, ele entenderia”, reforçou.
Jailton ponderou que, caso João decida disputar a reeleição e mantenha Machado como seu vice, os parlamentares do PSDB e os demais pré-candidatos a vereador da sigla apoiarão o prefeito. “João sendo candidato à reeleição, mas não mantendo Machado, a gente vai avaliar a situação. Mas a tendência é que João não seja mais candidato”, frisou. O PSDB conta na capital com 22 pré-candidatos a vereador. É, entre os partidos que integram o bloco político de João Alves, o que possui o maior tempo de rádio e TV na propaganda eleitoral.
Indefinição
A indefinição do prefeito da capital gerou enorme desconforto entre aliados. Ao longo do fim de semana surgiram diversas suposições em relação ao destino político de João Alves Filho. A assessoria do prefeito chegou a informar a realização de uma coletiva de imprensa, que ocorreria na manhã de segunda (1º), na qual ele anunciaria sua posição política quanto ao pleito deste ano. Mas o evento foi adiado horas depois.
Mesmo assessores próximos do prefeito não ousaram informar que decisão ele tomou quanto à reeleição. Vereadores que antes confirmavam a pré-candidatura de João, ontem já tinham outro discurso. Agamenon Sobral, do PHS, por exemplo, disse que a tendência era João não ser candidato.
O 247 apurou que o prefeito estaria sofrendo de um problema de saúde relacionado ao sono – uma espécie de distúrbio, que estaria ocasionando lapsos em João. Familiares, como seu filho, o empresário João Alves Neto, estaria sendo contrário a uma nova candidatura do pai.
Também no final de semana especulou-se que João poderia lançar como seus candidatos o deputado estadual Robson Viana, do PEN, a prefeito, e o ex-secretário e ex-vereador Juvêncio Oliveira, do DEM, como vice. Vereadores da base do demista não aceitam a chapa. Preferem que o prefeito dispute a reeleição ou abra caminho para que o seu vice, José Carlos Machado, seja o candidato. Mas esta última opção teria sido vetada pelo próprio João.
Na Secretaria da Comunicação da prefeitura de Aracaju, a informação é de que não há ainda previsão de quando o prefeito irá se pronunciar
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Redação Sergipe 247