O resultado das avaliações de 74 prefeituras e do Governo do Estado no quesito Educação foi apresentado pelo SINTESE em ato público, nesta segunda-feira, dia 29, no calçadão da João Pessoa (próximo ao cruzamento com o calçadão da Rua São Cristóvão).
A “Prova Final da Educação Pública” é uma avaliação realizada pelo SINTESE onde os educadores avaliam anualmente como as 74 administrações municipais e o governo do estado conduziram a política pública educacional (Aracaju fica de fora da lista, pois os professores da rede municipal aracajuana são filiados ao Sindipema).
Os gestores foram avaliados em cinco aspectos: Valorização Profissional; Gestão Democrática; Política Educacional e a Qualidade Social do Ensino; Garantia de Direitos do Plano de Carreira e Estatuto e Condições de trabalho.
Em cada tema os educadores puderam atribuir pontos que foram de 0 a 2 (zero a dois), a nota final de cada gestor foi obtida a partir da soma dos pontos nestes cinco temas. Os professores transcreveram suas notas em cédulas que foram depositadas em 174 urnas itinerantes que passaram por escolas municipais e estaduais de Sergipe e em demais espaços de trabalho onde há professores filiados ao SINTESE até o último dia 19 de dezembro.
Esse processo de avaliação é uma importante etapa para reflexão dos professores e também para a sociedade sergipana, pois a Educação deve ser pensada como política pública, principalmente, neste momento, em que vivemos a aprovação do Plano Nacional de Educação e a construção dos planos estaduais e municipais de Educação.
“O ato da Prova Final sempre é um momento de diálogo com a população e isso é fundamental para nós, poder dialogar com a sociedade sobre nossas ações e sobre a política educacional que temos e a que queremos para todos e todas”, aponta a presidenta do SINTESE, Ângela Melo.
A Prova Final avaliou como péssima a educação pública do Governo do Estado, que obteve nota 2,6. A Prefeitura de Itabaiana com nota 6,7 foi a melhor avaliada pelos professores, enquanto a Prefeitura de São Cristóvão foi a que obteve a pior avaliação:0,5.
Confira Aqui o resultado geral da Prova Final da Educação Pública.
Siga o SE Notícias pelo Twitter e curta no Facebook
por Ascom/Sintese