O município de Itabaiana, distante 51 Km de Aracaju, foi consagrado com o título de “Capital Nacional do Caminhão”. O Projeto de Lei do Senado 10/13, de autoria do senador Eduardo Amorim, foi apreciado pela Comissão de Educação com relatoria pela aprovação do senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE). A proposta visa valorizar simultaneamente, o caminhoneiro, o caminhão e a cidade de Itabaiana.
Na justificativa o senador argumentou sobre a posição estratégica, no que diz respeito ao transporte de cargas para a Região do Nordeste. Segundo Amorim, Itabaiana já se consagrou popularmente como a capital nacional do caminhão, e possui o maior percentual desse transporte por pessoa do país. “São cinco mil emplacados, além de mais de quatro mil caminhões que foram registrados em outros Estados, totalizando aproximadamente 10 mil caminhões, na cidade que conta com cem mil habitantes”, informou Amorim.
A produção agrícola de Itabaiana é um dos principais fatores que influenciam a forte concentração desse meio de transporte no Município, por ser um grande produtor de cereais, frutas e verduras, graças aos perímetros irrigados, tornou-se um importante exportador regional. “Temos uma das mais tradicionais feiras livres do Nordeste, que remonta ao ano de 1888, foi crescendo exponencialmente por mais de um século e hoje é considerada o celeiro de Sergipe”, disse o senador itabaianense.
Renda
Uma das principais rendas do itabaianense vem dos fretes dos caminhões, uma atividade celebrada anualmente com uma grandiosa festa. “Recebemos todos os anos caminhoneiros de todo o Brasil, denominada Festa do Caminhoneiro, ocasião em que as artes e o entretenimento se somam às riquezas trazidas pelos caminhões, contribuindo, assim, para o progresso sócio-econômico da cidade”, disse Eduardo Amorim.
“Pretendemos com a proposta legalizar o que de fato já se encontra consolidado. Itabaiana merece e faz jus a este título, e, com ele reafirmamos o propósito de, simultaneamente, celebrar a profissão do caminhoneiro e da necessidade de existir políticas públicas que favoreçam esse tão importante meio de transporte, que é o caminhão, para nosso país”, afirmou Amorim.
Relatoria
Para Valadares, relator do projeto, o transporte rodoviário de cargas é responsável por mais de 60% do volume de mercadorias movimentadas no Brasil, com o seu custo representando cerca de 6% do Produto Interno Bruto (PIB). “O Município de Itabaiana se destaca em posição estratégica no que diz respeito ao transporte de cargas para a região Nordeste. Como bem lembra o senador Eduardo, autor da matéria, Itabaiana já é popularmente consagrada, e possui o maior percentual nacional de veículos desse tipo, por pessoa”, relatou Valadares. O relator completou, ainda que, é uma forma de homenagear o caminhoneiro e de reconhecer a importância estratégica do transporte de cargas para a economia de país.
Da Assessoria de Comunicação