Aplicação de medidas mínimas exigíveis para a melhoria das condições de saúde ocupacional dos profissionais da enfermagem no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), por meio do desenvolvimento de uma cultura de promoção da saúde no trabalho. Com esse pensamento, foram reestruturadas as Salas de Repouso para os profissionais da enfermagem, técnicos e assistentes no Pronto Socorro do maior hospital público do estado.
A quantidade de camas é de acordo com a escala de plantão elaborada, tendo cama suficiente para todos os profissionais da enfermagem e adequada para atender exclusivamente a necessidade do repouso digno aos profissionais de enfermagem. Além disso, as salas são divididas entre masculino e feminino, e são organizadas por áreas verde clínica e trauma, azul e vermelha. Os espaços destinados ao repouso dos profissionais da enfermagem também contam com banheiros adaptados para oferecer maior conforto aos profissionais.
De acordo com a coordenadora do Pronto Socorro, Aline Bastos, a ação atende aos anseios dos profissionais e conta com apoio da Central de Logística da Fundação Hospitalar de Saúde (Celog/FHS).
“A sala de repouso desses profissionais já estava ficando precária. As camas eram antigas, os colchões já estavam gastos e quando assumi a coordenação do Pronto Socorro, essa foi uma das solicitações da equipe de enfermagem, ou seja, um estar mais organizado e humanizado. Com o apoio da Celog/FHS, adquirimos colchões mais confortáveis e novas camas. Foi feito o levantamento de funcionários por horário de descanso e separamos por área. Hoje não temos mais problemas relacionados às condições do descanso”, afirmou a coordenadora.
O intervalo para repouso dos profissionais da enfermagem que atuam no Huse é, no mínimo, de duas horas para os que trabalham em plantões iguais ou superiores a doze horas. Para a técnica de enfermagem Maria Iris Gonçalves, as condições estruturais da nova sala são amplamente satisfatórias. “Lembro que sempre havia discussão para conseguir uma cama para descansar, mas hoje temos camas suficientes, com tudo novinho, ar condicionado, ótimos colchões e muita organização, com plenas condições de descanso”, ressaltou.
Fonte: FHS