Capacitar o homem do campo há 22 anos sempre foi meta para o Sistema FAESE/SENAR Sergipe. E nos primeiros quatro meses de 2016, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec, 180 agricultores receberam certificados em várias áreas de carreiras profissionais que o campo oferece.
Boquim hoje tem 20 agricultores capacitados pelo Programa; Santa Luzia do Itanhi tem 40; Laranjeiras 20 pessoas capacitadas; Amparo do São Francisco conta com 20 agricultores formados; Santa Rosa de Lima com 20; Capela tem 20 alunos e 40 agricultores estão em São Cristóvão.
Para a gestora responsável da Unidade de Ensino Pronatec do Senar Sergipe, Luana Aragão, os jovens e suas famílias não precisam mais trocar a área rural pela cidade para ter sucesso profissional. “A satisfação profissional e pessoal pode estar na propriedade da família, é aí que o Pronatec entra, capacitando esses agricultores”.
Em Aracaju, o Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico de Sergipe (HCTP) conta hoje com 10 alunos internos capacitados pelo Pronatec do Senar Sergipe. Foram 160 horas de teoria e prática de Jardinagem em três meses de curso. “A qualificação estimula o desenvolvimento e melhoria da saúde mental, a autoestima e o comportamento dos internos”, disse a diretora do HCTP, Paula Patrícia Costa Silva.
O instrutor do Pronatec do Senar Sergipe, Francisco Lustosa, contou que os alunos do HCTP interagiram e vestiram a camisa do aprendizado. “A turma me surpreendeu porque todos estavam com vontade de aprender. Hoje, eles têm uma profissão para exercer quando deixarem o Hospital e assim voltar ao convívio em sociedade”.
O Senar Brasil firmou em 2011, uma parceria com o Ministério da Educação, para levar o Pronatec, ao interior do País e, dessa forma abrir novas oportunidades. Em Sergipe, o programa existe desde 2014 e de lá pra cá 33 turmas foram abertas, totalizando 558 alunos capacitados. No ano passado, 258 pessoas participaram do programa, desse total, 70% foram matrículas de mulheres do campo.
Os cursos mais procurados no Programa são Bovinocultor de Leite, Horticultor Orgânico, Agricultor Orgânico, Agricultor Familiar, Avicultor, Assistente de Planejamento e Controle de Produção, Piscicultor, Aquicultor e Inseminador Artificial de Animais.
Pronatec do Senar tem algo mais – Atualmente não basta apenas plantar e colher. É preciso conhecer as técnicas básicas de administração, as máquinas e equipamentos, enfim, de todos os recursos usados para produzir mais e melhor. Por isso, o SENAR incluiu em todos os cursos do Pronatec um módulo de empreendedorismo com as melhores práticas de empreendedorismo, para que cada aluno aprenda a administrar a propriedade rural. No módulo Empreender no campo, o Pronatec do Senar ensina a analisar, avaliar, tomar as melhores decisões, colocando a técnica e a criatividade a serviço da produtividade e da lucratividade.
Quem pode participar – Estudantes do Ensino Médio da rede pública, inclusive da Educação de Jovens e Adultos; Trabalhadores, inclusive agricultores familiares, silvicultores, aquicultores, extrativistas e pescadores; Beneficiários titulares e dependentes dos programas federais de transferência da renda; Pessoas com deficiência; Povos indígenas, comunidades quilombolas; Adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas; Outros públicos prioritários dos Programas do Governo Federal que se associem à Bolsa-Formação do Pronatec.
O que o Senar oferece aos alunos – Material Didático Completo – cartilhas, cadernos, estojo com caneta e lápis; materiais e acessórios para aulas práticas, entre outros; Assistência Estudantil – transporte e alimentação para o bom rendimento do aluno e certificado de conclusão – cada aluno poderá realizar, por ano, até dois cursos gratuitos.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Da Ascom/Senar/Sergipe