O promotor de Justiça Henrique Ribeiro Cardoso foi agraciado na tarde da segunda-feira, 25, no plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), com o Título de Cidadão Sergipano. A propositura foi do deputado Gilmar Carvalho, que prestou elogios ao amigo. Na presença dos filhos de Cardoso, o deputado disse que eles podem se orgulhar de possuir um pai honesto, corajoso e determinado. Gilmar destacou ainda que não é possível escrever a história da polícia de Sergipe sem assinalar a coragem e a determinação da delegada Daniele Garcia, esposa do homenageado.
Em seu discurso, Henrique Cardoso, que é natural da Bahia, agradeceu a Gilmar Carvalho, aos amigos, e, em especial, aos pais e padrasto, e à esposa. “Sou feliz por morar em Sergipe. Fui aprovado no concurso para o Ministério Público e já são 20 anos, além de 15 anos de magistério na Universidade Tiradentes e oito de Universidade Federal de Sergipe, depois de aprovação em concurso. Meus filhos nasceram aqui, escolhi os padrinhos deles também aqui. Constituí família em Sergipe e vinculei meu nome a este Estado. Agradeço ao deputado Gilmar Carvalho por esta grande homenagem”, enalteceu o promotor.
Ao fazer uso da palavra, a delegada Daniele Garcia enfatizou que o momento é de muita felicidade. “Ele tem serviços prestados ao Estado há mais de 20 anos, então é uma justa homenagem que nos deixa com o coração sorrindo de tanta alegria”, celebrou.
O presidente da Alese, Luciano Bispo, ressaltou que, ao ser procurado pelo deputado Gilmar Carvalho para falar sobre a propositura, não teve dúvidas de que ela seria aprovada por unanimidade, em virtude da relevância do promotor na sociedade sergipana.
O Papa Francisco também enviou uma mensagem à Henrique Cardoso, com votos de felicidade num contínuo serviço ao povo sergipano, na busca da promoção do bem comum, segundo às exigências da dignidade humana, à luz do Evangelho de Jesus Cristo.
Estiveram presentes à solenidade, o desembargador Luiz Mendonça, representando o Tribunal de Justiça de Sergipe, o pastor Mardoqueu Bodano, representando o governador Jackson Barreto, o juiz aposentado e procurador de Justiça do município de Aracaju, Netônio Machado, representando o prefeito Edvaldo Nogueira, o vereador Juvêncio Oliveira, o procurador de Justiça do MPE, Rony Almeida, o presidente do TCE, Clóvis Barbosa, e Clodoaldo Andrade Jr. No plenário ainda compareceram os deputados estaduais Garibalde Mendonça (PMDB), Venâncio Fonseca (PP), Zezinho Guimarães (PMDB), Georgeo Passos (PTC), Luciano Pimentel (PSB), Maria Mendonça (PP), Ana Lúcia Vieira (PT), Antonio dos Santos (PSC), Gustinho Ribeiro(PRP) e Paulinho da Varzinhas (PRP), além de familiares e amigos do homenageado.
Sobre o Homenageado
Henrique Ribeiro Cardoso é natural de Salvador (BA) e cursou Direito na Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, em Ilhéus. Veio morar em Sergipe em agosto de 1997, por ocasião da sua posse, como promotor de Justiça. No MP de Sergipe, Henrique Cardoso prestou serviços à população sergipana, trabalhando na Promotoria de Justiça de Canindé do São Francisco, por um ano e meio. Depois disso, atuou na Promotoria de Cristinápolis durante três anos e, finalmente, em Aracaju, na 3ª Vara Cível.
Agência Alese