Na manhã desta segunda-feira, 6, foi realizada, na sede da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-SE), uma reunião com o objetivo de ordenar ideias e atividades que serão adotadas no projeto Minha Comunidade Segura, que será realizado no próximo dia 11 no município de São Cristóvão. Marcaram presença no encontro a Coordenadora de Prevenção da Secretaria de Estado da Segurança Pública, Abigail Souza, a Diretora de Proteção Social da Secretaria de Assistência Social e Trabalho do Município de São Cristóvão (Semast), Roberta da Hora, além da Diretora da Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e da Juventude (Seel), Mariana Dantas, que discutiram o planejamento necessário para o bom andamento do evento.
Idealizadora do projeto, a Secretaria de Segurança não mede esforços para a prestação de serviços à população, garantindo uma melhor qualidade de vida à população da região por meio de atividades esportivas, lúdicas e culturais. Segundo a Coordenadora de Prevenção da SSP, as ações que serão realizadas trarão ainda mais qualidade de vida aos beneficiários.
“Nesse dia teremos o primeiro contato oficial com a comunidade de São Cristóvão, no Colégio Estadual Professora Glorita Portugal, e teremos todo um dia de prestação de serviço com emissão de carteira de identidade, carteira de trabalho, consulta ao Bolsa Família, teste rápido de HIV, aferição de pressão, verificação de taxa de glicose, dentre outros, além da parte de esporte, lazer e cultura. Todo esse trabalho é desenvolvido em rede com várias secretarias estaduais e agora com o município de São Cristóvão”, afirmou Abigail.
A Coordenadora informa ainda que os beneficios vão muito além das atividades oferecidas, uma vez que a estrutura do local passa por reformas, o que levará, a longo prazo, melhorias para toda a população. “Quando a gente entra na comunidade, nossa porta de entrada é a escola. Levamos todos os benefícios de reestruturação ao local no processo de humanização. A escola recebe melhorias em vários sentidos, desde instalação de ar condicionado, melhoria dos equipamentos que existem, como quadra, a própria sala de aula, dentre outros. Além disso, a gente percebe que a população fica mais feliz porque sente a presença do poder público na comunidade, o que não existia com tanta efetividade”, garantiu.
Para a Diretora da Seel, Mariana Dantas, o dia beneficiará muito os jovens.”Essa é uma parceria que vem desde a primeira realização do Minha Comunidade Segura. A gente está sempre estabelecendo um elo um com o outro, tendo mais esporte, mais lazer, conseguindo tirar as crianças, os adolescentes da ociosidade para proporcionar novas atividades, oficinas esportivas de resgate a brincadeiras populares, para valorizar a população que está sendo atendida”, afirmou.
A diretora adiantou ainda algumas das atividades que serão realizadas pela Seel. “Indiretamente fazemos parcerias com as Federações Esportivas oferecendo oficinas de algumas modalidades para as crianças daquela comunidade, então a gente está trabalhando com uma equipe de 15 a 20 pessoas, em média, em cada projeto que fazemos parte. Já temos uma programação de base e em cada edição que participamos acrescentamos uma atividade, agora para São Cristóvão estamos fechando novas parcerias para realizar algo muito bacana”, ressaltou.
A diretora da Semast ressalta como se deu a iniciativa para levar o Minha Comunidade Segura ao município. “No início do ano procuramos o Governo do Estado solicitando as atividades do programa, começamos a conversar com os coordenadores do programa, eles trouxeram a ideia da localidade por fazer uma leitura de indicadores”. Ela destaca ainda as atividades que serão ofertadas pelo município à população. “Vamos levar o nosso Cadastro Único, que é da Secretaria de Assistência Social, nesse cadastro temos a possibilidade de inserir a população no Cadastro Nacional que oferta benefícios ao cidadão. Outra benefício são as atividades lúdicos criativas que iremos levar, além do acolhimento e andamento do programa porque não é apenas uma ação pontual e sim ação continuada na comunidade” concluiu.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Informações da SSP/SE