A Biblioteca Pública Epifânio Dória (BPED), gerenciada pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), foi uma das contempladas no “Prêmio Boas Práticas e Inovação em Bibliotecas Públicas”, pelo projeto de revitalização da ‘Sala de Cultura Popular Manoel D’Almeida Filho’. São premiadas as iniciativas reconhecidas como boas práticas, ou inovadoras, que vêm sendo aplicados em bibliotecas públicas, municipais e estaduais do país.
O edital é uma iniciativa do Ministério da Cultura (MinC), através da Diretoria de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB), que tem por objetivo conceder prêmios para, no mínimo, 52 projetos, premiando cada selecionado com um valor de R$ 32 mil.
O projeto da BPED foi o 17° colocação no ranking nacional, sendo o terceiro melhor da região Nordeste. “O prêmio vem para reconhecer o trabalho desenvolvido pela Biblioteca por um projeto que já tem mais de dois anos de duração e que vem dando muito certo”, conta a diretora da biblioteca, Mirian Elorza.
Sala de Cultura Popular
Revitalizada em agosto de 2012, a sala abriga um dos maiores acervos de literatura de cordel do Estado, com cerca de quatro mil folhetos. O espaço também dispõe de livros teóricos sobre o tema, xilogravuras, uma galeria biográfica e fotográficados poetas populares sergipanos e muito mais.
Mirian conta que além do acervo, apresentações e oficinas são realizadas com frequência no espaço. Elas servem não só para expor os cordéis, mas também para estimular a produção deles, o que, segundo ela, é o diferencial da iniciativa.
“O projeto da Biblioteca conseguiu sair de um simples acervo de cordel para uma sala de cultura popular que agrega atividades para desenvolver e incentivar a produção de novos cordéis”, disse.
Um dos muitos cordelistas que tem seus trabalhos expostos no espaço é Zezé de Boquim. Ele também é o responsável pelo setor, possibilitando assim que os diferentes públicos que visitam o local tenham um contato direto com as artes e com um dos artistas que as produziram.
A Biblioteca Pública Epifânio Dória fica localizada na Rua Doutor Leonardo Leite, sem número, bairro 13 de Julho. Funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 18h, e aos sábados de 8h às 12. O telefone é(79) 3179-1907.
Fonte: Secult