A população sergipana e a comunidade escolar contarão com mais um espaço de comunicação e de divulgação das ações e iniciativas que acontecem na rede pública de ensino. Nesta sexta-feira, 28, das 13h às 14h, estreia o ‘Educa + Rádio’, programa com 50 minutos de duração e que será veiculado por meio das ondas da Aperipê AM 630. O objetivo do programa é mostrar o que acontece no universo escolar e apresentar também as iniciativas que promovem a melhoria na qualidade do ensino público no estado.
O programa contará com a apresentação da jornalista Débora Barreto e radialista Paulo Fernandes e terá também quadros com a participação da psicóloga Thirza Teixeira, da fonoaudióloga, Darina Guimarães, do professor Gilvan Rosa e da professora de língua portuguesa e revisora Shirley Cruz. “O ‘Educa + Rádio’ prioriza a comunicação a serviço da população, possibilita a divulgação de projetos e práticas pedagógicas exitosas, além de permitir a troca de experiência. É de extrema relevância oferecer esse espaço para os discentes da rede estadual de ensino”, reconhece Débora Barreto.
Segundo Paulo Fernandes, o programa dará visibilidade aos projetos dos professores e alunos. “‘O Educa +’ só vem enriquecer ainda mais a importância da escola e valorizar o papel do aluno e do professor. Durante a programação, os quadros serão sempre intercalados com boa música, priorizando o repertório dos artistas sergipanos, composições nacionais e internacionais”, comenta o apresentador e também produtor do ‘Educa+ Rádio’.
Com 50 minutos de duração o programa contará com quadros como ‘Foca no Talento’, ‘Comportamento’, ‘Dica de Voz’, ‘Entrevista Especial’, ‘Minha Escola tem Grêmio’, ‘Nossa Língua Portuguesa’, ‘Professor Destaque’ e ‘Dicas do Enem’ com professores de diversas áreas do conhecimento que integram o Pré-universitário do Governo do Estado. “O programa contará com dicas de livros e filmes para deixar os ouvintes bem informados”, diz Débora Barreto.
A Fundação Aperipê oferece aplicativo que disponibilizará o conteúdo para os sistemas IOS e Android. O ‘Educa + Rádio’ também será veiculado na fanpage do Facebook da Secretaria de Educação. “A linguagem já está adequada para atingir a todos os públicos” finaliza o diretor presidente da Fundação Aperipê, Givaldo Ricardo de Freitas.
‘Educa + Rádio’: Comunicação a serviço da sociedade
O programa é uma iniciativa da Secretaria de Educação e conta com o envolvimento e a parceria da Fundação Aperipê. “Dialogar é mais uma prática que marca a gestão da secretaria. São vários os canais que a Seed disponibiliza para promover essa comunicação e agora estamos com dois programas – um radiofônico e outro na TV – que ampliam a perspectiva de diálogo com a sociedade”, disse o secretário de Educação, Jorge Carvalho.
De acordo com Givaldo de Freitas, tanto a rádio quanto a TV têm entre as suas obrigações estatutárias a difusão da cidadania, educação, cultura e a prestação de serviços e neste contexto, e tanto o ‘Educa + Rádio’, quanto o ‘Educa + TV’ atendem a este propósito.
“Com as mudanças já estabelecidas a rádio AM terá uma abrangência em todo o estado. O programa conta com uma linguagem acessível e prioriza uma comunicação leve e direta. O conteúdo é elaborado pensando na comunidade escolar e no público que se interessa pelas temáticas da educação”, destaca o diretor presidente da Aperipê.
Para a diretora de jornalismo da Assessoria de Comunicação (Ascom) da Seed, Gleice Queiroz, o programa será mais um canal do Governo de Sergipe para dialogar com a comunidade escolar. “A educação pública de Sergipe tem uma camada de ações que têm feito a diferença na vida dos alunos, professores e gestores. Queremos mostrar para a sociedade esses avanços”, salienta.
O diretor das rádios AM/FM, Otacílio Leite, afirma que o ‘Educa + Rádio’, conta com o envolvimento de profissionais capacitados e que conhecem a realidade do universo educacional em Sergipe. “Trata-se de um conteúdo de qualidade que vem agregar ainda mais a nossa programação. A comunidade estudantil terá vez e voz com o programa, é uma excelente iniciativa não só da Fundação Aperipê, mas da Seed, que é a nossa parceira na prestação de serviços à população”, explica.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Por ASN