Despertar vocações científicas e estimular a pesquisa científica nas escolas da rede pública são os principais objetivos do edital do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIBICjr). O edital oferece 160 bolsas para estudantes da rede pública no valor de R$ 100.
A PIBICjr é destinada aos alunos de ensino fundamental, médio e profissionalizante regularmente matriculados em escolas públicas sediadas no estado de Sergipe.
Para participar da seleção, o coordenador do projeto precisa ter vínculo com uma instituição de pesquisa ou ensino, além do título de mestre. O coordenador poderá solicitar até quatro bolsas e apresentar mais de um projeto, mas com conteúdo diferente.
Desde o primeiro edital em 2003, foi investido no programa o valor de R$ 852.000,00 e ofertadas 756 bolsas para alunos da rede pública. O presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE), José Ricardo de Santana, destaca que o programa, fruto da parceria com o Conselho Nacional de Ciência e Desenvolvimento Científico (CNPq), tem crescido a cada ano em Sergipe.
“É um programa que estimula a pesquisa dentro da escola pública e tem um papel importante na formação de carreiras científicas. Hoje temos ex-bolsistas do PIBICjr que estão no mestrado e doutorado, demonstrando o quanto o programa influencia na formação do aluno”, destacou o presidente da Fapitec/SE.
Para submeter o projeto, o coordenador deverá realizar o cadastro no SIGFAPITEC para envio das propostas até o dia 27 de junho. Acesse o edital no site www.fapitec.se.gov.br.
Fonte: Agência Sergipe de Notícias
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram