Atraída pelos incentivos fiscais oferecidos pela Prefeitura de Itaporanga, a indústria Duchas Corona, vice-líder no segmento de duchas e torneiras elétricas do país, estuda a possibilidade de implantação de um Centro de Distribuição no município de Itaporanga D’ Ajuda. Na quinta-feira (29), os representantes da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise) e Corona/Hidra estiveram reunidos com a prefeita de Itaporanga, Maria das Graças (Gracinha), para discutir a implantação da indústria em Itaporanga.
O diretor de industrialização da Codise, Dernival Gomes, explicou que a Duchas Corona recentemente fez uma fusão com o grupo Hydra. Dessa forma, manifestou-se o interesse de ampliar o produção de chuveiros elétricos. “A viabilidade técnica em Itaporanga para a Hydra Corona é excelente”, afirmou o diretor.
Nesse momento inicial, o local escolhido para a construção é um terreno de 50 mil metros que pertence à Codise, às margens da BR-101, próximo ao Café Maratá. A primeira etapa das obras será a implantação de um Centro de Distribuição para dar suporte à fabrica da Corona já existente em Aracaju. Quanto à segunda fase, a Corona/Hidra vai implantar uma Unidade da Indústria de Santa Catarina em Itaporanga.
Os investimentos serão idealizados no decorrer do ano de 2016. A empresa vai gerar 900 empregos diretos na em Itaporanga. Segundo Líbini da Silva, gerente de P&D e Engenharia Industrial Hydra, Itaporanga oferece logística, insumos e mão-de-obra. “Reduzir o ISS no município também trouxe o incentivo para instalar a empresa ao município. É o que as empresas mais vão atrás”, comentou Líbini.
Para o presidente da Câmara de vereadores Renatinho de Zé de Lili, buscar novas empresas para o município é valorizar o comércio local e a realização de sonhos de muitos jovens. Ele observa que uma das prioridades é gerar emprego para a população itaporanguense.
“Estamos buscando novas oportunidades de trabalho para garantir a cada itaporanguense um futuro melhor. E esta é a proposta da prefeita e dos vereadores aliados. Estou feliz por receber a visita dos representantes das duas empresas. Vamos continuar buscando parcerias, por que é através do trabalho que vem a transformação social”, comemora o vereador.
Incentivos
De acordo com a prefeita Gracinha, os benefícios, como a isenção total do IPTU pelo período de quatro anos e a redução do ISS de 5% para 2% pelo período de 10 anos. Em contrapartida a empresa terá que priorizar a contratação de pelo menos 80% de trabalhadores que residem em Itaporanga
“Estou cumprindo mais um compromisso de campanha no que se refere a política de geração de emprego e renda. Esta é uma ação que vai contemplar principalmente a juventude. Com a garantia de incentivos, vamos atrair mais empresas para Itaporanga e, com isso, aumentar a empregabilidade dos nossos jovens, principalmente. E o mais importante: as empresas aqui instaladas ficam obrigadas a contratar apenas trabalhadores que moram em nosso município para ter direito aos benefícios fiscais”, destaca a prefeita.
Corona/Hidra
A marca Hydra|Corona, possui fábricas em São Paulo, Santa Catarina e Sergipe. Hoje fazem parte da mesma empresa, assumindo a segunda posição no mercado de duchas e torneiras elétricas, com uma capacidade produtiva de mais de 10.000.000 de peças ao ano.
Presenças
A visita técnica contou com as presenças de autoridades, entre elas a prefeita Gracinha, Maria Genilza Aragão, gerente administrativa da Corona, Joeliton Oliveira, diretor de Engenharia da Codise, Dernival Gomes, diretor de industrialização da Codise, os secretários municipais: César de Bebé (Agricultura, Indústria e Comércio), Thiago Luduvice (Governo) e Igor Garcez (Obras), além dos vereadores: Marize da Mata e Renatinho de Zé Lili, presidente da Câmara de vereadores.
Acompanhe o SE Notícias no Twitter e no Facebook
Redação SE Notícias