A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria de Defesa Social e da Cidadania (Semdec), disponibiliza aos consumidores aracajuanos a pesquisa comparativa de preços dos produtos da cesta básica do mês de junho. O levantamento realizado pelo Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Aracaju) foi realizado nos dias 19 e 20 deste mês, com o objetivo de orientar o público e monitorar o mercado.
Foram visitados oito estabelecimentos comerciais, na capital, onde puderam ser coletados os valores dos itens de alimentação, carnes e frios, horta e pomar, higiene pessoal, além de produtos relacionados à limpeza doméstica.
O coordenador geral do Procon Aracaju, Igor Lopes, explica aspectos a serem levados em consideração para a análise do conteúdo disponibilizado. “Cumpre registrar que as variações e preços catalogados referem-se aos dias em que foram realizados o levantamento, estando, portanto, sujeitos à alteração conforme a data da compra, inclusive, por ocasião de descontos especiais, ofertas e promoções, bem como pelo fato de que supermercados de uma mesma rede podem praticar preços diferenciados”, ressaltou.
Ele acrescenta ainda que apesar da pesquisa comparativa ter como objeto 50 diferentes tipos de produtos não significa dizer que todos os estabelecimentos envolvidos comercializem a totalidade destes itens.
Produtos Pesquisados
No setor de alimentação, foram pesquisados os seguintes itens: achocolatado, açúcar cristal, adoçante líquido, arroz parboilizado, biscoito doce – rosquinha, biscoito sal Cream Cracker, café em pó, café solúvel, goiabada, extrato de tomate, farinha de mandioca, farinha de trigo, feijão carioca, flocos de milho, leite líquido, macarrão espaguete, óleo de soja, ovos branco, pão francês, sal e vinagre.
Já para o segmento de carnes e frios foram verificados carne bovina – coxão mole, carne moída, carne suína – bisteca, frango inteiro congelado, margarina, presunto cozido, queijo mussarela e salsicha. Para horta e pomar, integram a relação o alho, banana prata, cebola, cenoura, laranja pêra, maçã nacional e tomate.
Os produtos de higiene pessoal levados em consideração foram: absorvente com abas, creme dental, desodorante feminino, desodorante masculino, papel higiênico e sabonete. E para limpeza doméstica, a água sanitária, amaciante, desinfetante, detergente líquido, esponja, esponja de aço, sabão em barra e sabão em pó.
Por Agência Aracaju de Notícias
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram