O Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Aracaju), orienta os consumidores sobre cuidados a serem adotados durante a Black Friday. A ocasião é oportuna para economizar, porém é necessário estar atento a possibilidades de fraudes e procurar os órgãos de proteção caso alguma irregularidade seja detectada.
O coordenador do Procon Aracaju, Igor Lopes, reforça o compromisso do órgão não só mediante a fiscalização dos estabelecimentos comercias, mas, também, para a promoção do consumo consciente. ” Elencamos algumas dicas para auxiliar os consumidores durante os dias da Black Friday, como forma de empoderamento dos cidadãos quanto a busca pela garantia dos seus direitos. Por isso, é importante realizar pesquisas antecipadas e sempre que constatar irregularidades ou quando houver dúvidas entrar em contato com o órgão através do SAC 151″, indicou o coordenador.
Dicas
1. Verifique os preços cobrados antes do dia marcado para a “Black Friday”, acessando os sites eletrônicos das empresas ou visitando as lojas físicas que participarão do evento;
2. Caso queira adquirir um produto pela internet, avalie o preço total do produto, incluindo o preço referente ao frete e o prazo para realização da entrega;
3. Nos casos de compras realizadas por meio eletrônico (internet, caixa postal ou telefone), se receber o produto danificado, o consumidor tem sete dias para trocá-lo ou cancelar a compra, situação em que o consumidor tem o direito de receber o valor integral que pagou;
4. Guarde todos os registros de sua compra, como e-mails de confirmação, códigos de localização e de realização da compra. De preferência, utilize como meio de pagamento o cartão de crédito, pois caso haja algum problema é mais fácil de fazer o estorno;
5. Muito cuidado com sites falsos. Eles são praticamente idênticos aos originais. Suspeite de ofertas muito tentadoras. Em caso de dúvida, ligue para o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da empresa e confira se o preço praticado condiz com aquele que está sendo anunciado;
6. Se o lojista fizer promoção enganosa, o consumidor deve denunciar ao Procon para que medidas sejam tomadas e o direito do consumidor seja garantido;
7. Fique atento à reputação do vendedor. Verifique depoimentos, reclamações e as avaliações da empresa. Os sites “Reclame Aqui” e “Consumidor.gov.br” são boas fontes para essas informações.
151
O Serviço de atendimento ao consumidor (SAC) do Procon Aracaju funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. As denúncias realizadas por meio deste canal geram uma ficha de triagem que pode resultar na fiscalização do estabelecimento indicado.
“É importante registrar o fato, no local. Fotografias, folhetos com propagandas do produto ou serviço e especialmente a nota fiscal, são elementos que podem contribuir com um processo administrativo, que possa vir a ser instaurado”, alertou o coordenador do Procon Aracaju.
Com informações da Agência Aracaju de Notícias