O Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) informou nesta quarta-feira (8) que os exames de raio-x de casos mais urgentes deverão ser revelados na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes em Aracaju. Isso porque o aparelho que revela os filmes de radiografias está quebrado.
Segundo um médico que trabalha no maior hospital público de Sergipe, problemas como este acontecem com frequência. “O aparelho que revela os raios-x do setor de Radioterapia quebrou há cerca de 15 dias e os exames feitos durante o tratamento contra o câncer estavam sendo revelados na máquina do Pronto-Socorro que acabou quebrando dias depois. Toda a demanda dessas duas áreas passaram então a ser reveladas no aparelho da Pediatria do hospital e só quando esta quebrou resolveram providenciar o reparo”, afirma o profissional que preferiu não ser identificado.
A assessoria de comunicação do hospital diz que o problema nos três equipamentos foi identificado na manhã de terça-feira (7). Em nota oficial emitida pelo Huse, a informação é que técnicos de uma empresa estão fazendo a manutenção que deve ser concluída ainda nesta quarta-feira (8).
“Vale salientar que os exames de raio-x estão sendo realizados no próprio hospital, pois o aparelho está funcionando, apenas a processadora não está revelando as imagens. Os casos de urgência estão sendo priorizados e serão revelados na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes. Um carro está a disposição para atender esta demanda e não ocasionar atraso no decorrer do atendimento”, diz a nota.
No entanto, o médico entrevistado pela equipe de reportagem do G1 disse que o tratamento de radioterapia não pode ser realizado até que o problema seja solucionado. “Devem ser feitos exames de raio-x durante a aplicação da radioterapia, não podemos fazer esse tipo de tratamento contra o câncer porque o exame deve ser revelado imediatamente, isso faz parte do procedimento de rotina”, finaliza.
Com informações do G1, em Sergipe