Após ser inaugurada pela presidente Dilma Rousseff e o governador Marcelo Déda no último dia 29, a ponte Gilberto Amado teve o seu primeiro final de semana aberto à população. A paisagem exuberante do Rio Piauí já é um bom motivo para visitar a ponte, que encurta a distância da viagem para Salvador (pela Linha Verde) em cerca de 30 km.
Até quem não precisa passar pelo local aproveita para conhecer. O agricultor Egídio de Jesus Santos aproveitou o carro do genro para visitar a ponte. “Trabalho na roça e dificilmente passarei aqui, mas não poderia deixar de conhecer um lugar tão bonito”. Ele cita ainda que esse é um tipo de obra que ninguém acreditava que acontecesse. “Pelas bandas de cá, nunca imaginei que poderia ver uma coisa tão bonita como essa. Pode sair perguntando, as pessoas não acreditavam que a ponte ia ser construída. O governador Marcelo Déda prometeu e fez”, lembrou. Egídio não fez a visita sozinho, estava com sua esposa, Maria José Pinheiro Santos, a neta, o genro, Leilton Silvino Machado e a filha, Josefa Marisa Pinheiro Santos.
Diferente de Egídio, o taxista Leilton Silvino Machado passará pelo local diversas vezes por dia, fazendo o transporte de passageiros. Com a ponte, ele acredita que conseguirá fazer o percurso mais rápido, o que resultará em mais renda para a família. “Essa foi a melhor coisa que poderia acontecer para quem trabalha transportando pessoas. Agora sei que vou aumentar a renda de casa”. A família aproveitou para registrar o momento tirando muitas fotografias.
Quem também parou para fotografar foi a família de Ossivaldo Mascarenhas. Como vinha de Salvador, com destino a Sergipe, ele estava aproveitando para passar pela ponte. “Eu nem tinha conhecimento dessa nova ponte, minha esposa que comentou, por isso resolvemos vir por ela”.
Com a esposa e os dois filhos, ele era só elogios à ponte Gilberto Amado. “Da última vez que precisei vir à Sergipe, tinha utilizado a balsa, situação em que atrasou a viagem. Agora o acesso foi facilitado, o turismo deve crescer e gerar mais riqueza para Sergipe”, observou.
Outro ponto que ele destacou foi a tranquilidade do trânsito, para quem escolhe o novo percurso. “Fugi da BR-101 porque o fluxo de veículos grandes é intenso, e assim, a gente expõe a família. Aqui, além de ser mais calmo, ainda consigo economizar combustível”.
Expectativa
O supervisor da Pousada Florais do Atlântico, localizada na praia do Saco, em Estância, Edielson de Oliveira, contou que a expectativa para o aumento no fluxo de turismo é dos melhores, já que a maioria dos clientes que frequentam a pousada é da Bahia.
Ele garante que crescendo o número de frequentadores, é certo que sejam contratados mais funcionários. Atualmente a pousada opera com seis empregados. “Esperamos que haja um crescimento de 10% no volume de turistas, então, vamos precisar contratar pessoal”.
O secretário de Estado do Turismo, Elber Batalha, ressalta que a ponte Gilberto Amado irá revolucionar o turismo sergipano. “A ponte vai fazer com que o baiano, nosso principal turista e principal visitante, possa chegar ao nosso estado de forma mais rápida, mais confortável e mais segura. Na medida em que não vai precisar mais passar pela BR-101”, observou.
Além dos baianos, ele acredita que os sergipanos poderão usufruir e muito da ponte. “A ponte vai mudar a vida do sergipano no aspecto de lazer, pois proporcionará a visita às praias como Caueira, Saco e Abaís, também de forma mais segura e tranquila. Proporcionando assim, às famílias, uma nova opção de lazer”.
O secretário de Estado do Turismo, Elber Batalha, lembrou ainda que a ponte Gilberto Amado é a conclusão de um projeto do governador Marcelo Déda, ao interligar o litoral Norte da Bahia ao litoral Sul de Sergipe. “Essa é uma grande obra, que por si só, dignifica nosso governo e todos os sergipanos”, pontuou.
Movimento
Os policiais do posto policial da Companhia de Polícia Rodoviária Estadual (CPRv), localizado em Itaporanga D’Ajuda, já percebem um aumento no fluxo de condutores procurando a ponte Gilberto Amado no primeiro final de semana da obra entregue a a população, num evento que contou com a participação da presidenta Dilma Rousseff. O sargento J. Santos, da CPRv, relata que em 2h, os policiais já conseguem abordar 30 veículos. “Antes o número era menor”, diz.
Ele aconselha ainda que os condutores de veículos pequenos deem preferência a ponte Gilberto Amado. “Mesmo com a duplicação da BR-101, o trânsito lá é maior por conta dos caminhões, então, que os motoristas procurem transitar pela nova ponte, é mais seguro”.
Ponte Gilberto Amado
Com 1.712 metros de extensão e 14,2 metros de largura a ponte Gilberto Amado é fruto de um investimento superior a R$ 124 milhões, sendo recursos do Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo, e contrapartidas do Governo do Estado.
Agência Sergipe de Notícias