A Câmara de Itaporanga D’Ajuda realizou, na última quinta-feira, a sessão solene de inauguração do primeiro ano legislativo. A sessão contou com a presença do presidente da casa legislativa, Renatinho de Zé de Lili, que comandou o início dos trabalhos da Mesa Diretora, eleita para o biênio 2015/2016, e os demais vereadores que compõem o Poder Legislativo.
O secretário municipal da Administração, Rubens Murilo, representou a prefeita Maria das Graças (Gracinha) na abertura dos trabalhos do ano legislativo.
Na mensagem do Poder Executivo, o secretário Rubens Murilo fez um balanço da gestão no ano passado e destacou as principais metas para este ano. Ele reforçou o compromisso da prefeita Gracinha em continuar assistindo as famílias mais carentes do município e investindo ainda mais em saúde, educação e infraestrutura.
“Trazemos aqui as boas vindas da prefeita Gracinha a esta casa legislativa tão importante para a democracia e o desenvolvimento de nossa cidade. E foi com o apoio desta casa que em 2014 a Prefeitura conseguiu avançar em projetos e obras que melhoraram a vida do nosso povo. Temos certeza que em nome deste compromisso vamos avançar ainda mais e proporcionar ao povo de Itaporanga mais qualidade de vida. Desejamos que a harmonia continue prevalecendo e que esses dois poderes, Executivo e Legislativo, mantenham esse perfeito entendimento para que possamos fazer uma gestão ainda mais progressista para a nossa gente”, discursou o secretário.
Bastante aplaudido por seus pares e pelo público presente à galeria, o presidente da Câmara, Renatinho de Zé de Lili, agradeceu a presença do representante da prefeita Gracinha e salientou que a Câmara Municipal não medirá esforços para aprovar medidas que sejam de interesse da população itaporanguense.
“Quero agradecer a prefeita Gracinha, que não pode comparecer a esta sessão, mas numa demonstração de respeito a esta casa mandou o seu representante. Estamos certos que para uma cidade crescer, evoluir, é preciso que todos estejam de mãos dadas em prol do bem-estar do nosso povo. Por isso, tenham certeza que se depender da Câmara de Itaporanga, dos 13 vereadores que a compõem, o nosso município vai se desenvolver ainda mais. Somos um poder independente, mas somos um poder comprometido com o progresso e o desenvolvimento da nossa cidade. Tudo que for para beneficiar o povo terá o apoio desta casa e de seus pares”, garantiu Renatinho, que defendeu a harmonia com todos os poderes.
“Estou satisfeito e muito feliz em estar aqui. Tenho muitas expectativas para este ano. Vou lutar por esta cidade onde nasci, constitui minha família e tive a oportunidade de estudar e representar o meu povo. Não entrei na política para ter benefícios próprios, entrei para fazer algo de bom pelo meu município. Quero agradecer a prefeita e reafirmar que vamos trabalhar em conjunto com todos os poderes. Agradeço a presença de todos e dizer que a Câmara estará sempre de portas abertas para a população”, conclui.
A ex-presidente da Câmara Municipal, Mariza Alexandre Fontes (Mariza da Mata), que conduziu a Câmara no ano passado, desejou sucesso à nova Mesa Diretora e ratificou o compromisso de apoiar o novo presidente em sua missão.
“Quero dizer que pra mim foi uma honra ter presidido esta casa legislativa. Agradeço o apoio e colaboração dos integrantes da mesa e de todos os vereadores que nos ajudaram a conduzir tão bem esta casa. Agradeço também a minha querida amiga prefeita Gracinha, que foi a pessoa que mais me incentivou a concorrer à presidência. Tenho certeza que o nosso querido Renatinho representará bem os membros desta casa e o povo de Itaporanga. Conte sempre com meu apoio, presidente”, discursou.
Para o vereador Tonho de Luquinha, a harmonia entre os dois poderes é indispensável para o fortalecimento da sociedade e crescimento das instituições.
“Entendo ser muito importante a harmonia entre os poderes Executivo e Legislativo. Essa boa relação fortalece a sociedade itaporanguense e permite que avancemos em projetos que beneficiam a nossa população. Defendo que tudo que for em benefício do nosso povo que seja aprovado pela Câmara. Afinal de contas, todos nós estamos aqui para aprovar propostas que visem melhorar a vida do povo da nossa cidade”, lembrou.
O vereador Marcelo Anchieta também usou a tribuna da Câmara e observou que o representante do povo deve agir sempre com respeito e transparência. Ele lembrou o período da campanha eleitoral em que visitou as famílias de Itaporanga e expôs o seu desejo de representar com clareza a população. Ele ressaltou que o vereador não pode deixar de legislar, mas deve estar atento também a outra prerrogativa constitucional: a fiscalização do Poder Executivo.
Também fizeram uso da tribuna os vereadores: Tonho de Luquinha (PSDB), Jessé Oliveira (PSD), Bruno Sobral (PSB), Celinha Sobral (PRB) e Gordo Propaganda (PPS).
Compareceram a sessão inaugural do ano legislativo de 2015 os seguintes vereadores: Renatinho de Zé de Lili (presidente), Gordo Propaganda (vice-presidente), Professor Humberto (1º secretário), Marcelo Anchieta (2º secretário), Gilmar Ureia, Celinha Sobral, Bruno Sobral, Mariza da Mata, Jessé Oliveira, Tonho de Luquinha, Débora de Pectha, Otávio Sobral e Gilson Me Ajude.
A população está convidada a participar das sessões da Câmara Municipal, que ocorrem as terças e quintas, sempre às 19h. A Câmara de Itaporanga está localizada à Praça José Sobral Garcez, S/N – Centro – Itaporanga D’Ajuda – Sergipe.